Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado na Paróquia Santíssima Trindade

em

A Igreja de todo o Brasil celebrou mais uma edição do Dia Nacional da Juventude. Para fazer memória à data, os jovens da Paróquia Santíssima Trindade reuniram-se, nesse domingo (29/10), na Celebração da Eucaristia na comunidade de Nossa Senhora da Paz.

IMG_4883

Com o tema “Os humildes herdarão a Terra”, o DNJ 2017 teve como proposta reunir as juventudes de todas as vertentes religiosas e sociais para a defesa da vida dos povos e da mãe terra. A temática está relacionada à defesa da vida e da terra, sendo esta a “casa comum”, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.

Por falar em juventudes, com o S no final, a Paróquia Santíssima Trindade reuniu ontem, nessa celebração, ao menos cinco vertentes do trabalho com jovens:

  • Magis Brasil, programa da Companhia de Jesus para o trabalho com vocações e juventudes em todo o país;
  • Ofício Divino das Juventudes e Grupo Art Jovem, nascidos da experiência da Pastoral da Juventude;
  • Ministério Jovem, estruturado pelos grupos de oração da Renovação Carismática Católica;
  • Pastoral do Acólitos, jovens a serviço do altar e da comunidade;
  • Crisma, na proposta de catequese em preparação para o sacramento da confirmação;
  • Jovens das comunidades Nossa Senhora da Guia, São José e São José de Anchieta, que fazem a experiência de articulação em grupos de base, e…
  • Jovens da Paz, a comunidade anfitriã da celebração 2017 do DNJ em nossa Paróquia Santíssima Trindade.

Jovens da Paz

O domingo também foi marcante para a comunidade Nossa Senhora da Paz, tendo em vista a realização da Assembleia Comunitária das Juventudes. Em uma tarde, com a ajuda dos jesuítas Carlos Vidal e Francisco Junior, jovens e catequistas do Crisma, além de integrantes do Grupo ‘Jovens da Paz’, dialogaram sobre as possibilidades de participação e experiências juvenis na comunidade.

Celebração

A celebração eucarística das 19h30 na comunidade Nossa Senhora da Paz foi tomada com a bonita participação das juventudes, seja nas leituras ou procissões e também no serviço ao altar, com acólitos e ministros jovens.

Ao saudar os fieis, padre Roberto Albuquerque, SJ, vigário paroquial, recordou da importância da experiência celebrada em todo o Brasil com o Dia Nacional da Juventude.

O padre convidou os jovens representantes dos grupos e das comunidades para tomar lugar na celebração eucarística, lembrando que podem ser cada vez mais luz na vida de outros jovens que se escondem nas sombras de ‘assombram suas vidas’.

Com o canto “Deus vos salve, Deus!”, entraram em procissão com o banner do DNJ 2017. Participaram ouvindo a Palavra e também do banquete da vida, que é a Eucaristia. Ao final da celebração, uma apresentação de dança foi feita pelos integrantes do grupo Art Jovem.

Acompanhado da jovem Cíntia Vieira, o representante da juventude da comunidade Nossa Senhora da Paz, José Rocha agradeceu a presença dos demais grupos, dos fieis que acolheram e participaram com alegria da celebração. “Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para que essa celebração acontecesse”, disse ele.

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

Inscrições

Também ao final da missa, foram feitas as comunicações da abertura e do fechamento de duas inscrições direcionadas para o público jovem: abertura das inscrições para a catequese de Crisma e encerramento das inscrições para o curso de formação de Acólitos da Paróquia Santíssima Trindade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s