“Obrigado por ajudar os jesuítas a manter viva a fé e a esperança em Deus!” Arturo Sosa

em

A Paróquia Santíssima Trindade testemunhou na manhã deste domingo (22/10) um tempo forte de encontro e reencontros. Com o padre geral da Companhia de Jesus, cerca de 500 fieis celebraram, ao redor do altar eucarístico e da mesa da palavra, a amizade entre Jesuítas do Brasil e Paróquia Santíssima Trindade.

_CHM2366

Um momento marcante e muito esperado pelos fieis por ser a primeira vez que o Padre Geral da Companhia de Jesus estaria em visita por aqui. E assim, dando as boas vindas ao padre Arturo Sosa, Geral da ordem religiosa fundada por Santo Inácio, que a Paróquia também celebrou os quase 35 anos de presença jesuíta em Santa Luzia (MG).

“Seja bem-vindo! Bienvenido! É uma alegria acolhê-lo e sua presença enriquece a nossa experiência de comunidade de comunidades”, disse o padre Donizetti Venâncio, pároco da Santíssima Trindade ao padre Arturo Sosa e aos demais sacerdotes e estudantes jesuítas que aqui celebravam a eucaristia.

Em função de ainda não estar com o português tão apurado, o padre Arturo destinou ao padre Claudio Paul a missão de presidir a celebração. “Vamos ver se aguento até o final sem dar um treco, pois é grande a alegria em rever tantos amigos e amigas de todas as comunidades aqui representadas”, afirmou Paul.

Era perceptível a alegria dos fieis ao encontrar-se com o padre Geral e também com os jesuítas que nesta comunidade paroquial tiveram e ainda têm grande impacto na organização pastoral e na promoção da vida e do Evangelho de Jesus Cristo.

DSC_0623

Na eucaristia, a comunidade fez memória ao padre Ulpiano Vasquez, o primeiro jesuíta a chegar em Santa Luzia. Ele e outro companheiro ao pegar um ônibus errado desceram no conjunto Cristina, por volta do ano de 1984, e o que era um erro de percurso tornou-se vida para os mais de 60 mil habitantes dos bairros adjacentes.

A amizade com os jesuítas e todo o trabalho por eles aqui desempenhado hoje é testemunhado com a alegria do compartilhar experiências tão próprias dos jesuítas: a espiritualidade inaciana, o discernimento inaciano, o Magis, o ver Deus em todas as coisas e em todas as coisas ver Deus, a logica de comunidade de comunidades e a força transformadora da participação dos leigos e leigas.

Ao celebrar com o padre Geral e outros jesuítas tão queridos, a Paróquia Santíssima Trindade elevou a Deus uma prece de agradecimento por todo o bem que estes homens de fé nos permitiram compartilhar.

Aos fieis reunidos, padre Arturo Sosa destacou: “Dou graças por ajudarem aos jesuítas a manter a fé e a esperança em Deus. Agradeço a vocês por ajudarem aos jesuítas em formação a seguirem firmes no caminho de consagração ao Senhor. Em nome da Companhia de Jesus, muito obrigado!”.

Concelebram a Eucaristia, os padres Mieczyslaw Smyda, superior da Plataforma Leste, a qual está inserida a Paróquia Santíssima Trindade, o vigário paroquial, padre Roberto Albuquerque e os jesuítas que colaboram aos finais de semana na Paróquia: Carlos Cardoso, Jackson Carvalho, Delmar Cardoso e Edison de Lima. Os padres que aqui já atuaram e que hoje concelebraram: Kleber Barberino, Reginaldo Sarto, Miguel Martins, Pedro Pereira, Antônio Tabosa, Alexandre Souza.

Os jesuítas em formação que atuam na paróquia também estavam presentes, bem como outros companheiros de obras inacianas de Belo Horizonte e Santa Luzia, como integrantes do Fé e Alegria, Comunidade de Vida Cristã (CVX-BH) e Espaço Magis BH.

Veja outras fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

Colaboraram com a cobertura fotográfica, texto e vídeo: Carla Barbosa, Clayton Henrique, Joaquim Fernando, João Paulo, Julia Oliveira e Marcelo Barbosa. Integrantes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santíssima Trindade.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s