31º Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa presidirá eucaristia na Paróquia Santíssima Trindade

em

Ano inaciano-02Um ano e uma semana depois de assumir a missão frente aos quase 17 mil jesuítas de todo o mundo, Arturo Sosa chega à Paróquia Santíssima Trindade, em uma visita inédita de um Padre Geral da Companhia de Jesus à cidade de Santa Luzia (MG). Na missa das 7h30 neste domingo (22/10), na Igreja Nossa Senhora da Penha, no Palmital, a paróquia deseja celebrar os frutos dessa amizade e missão junto à Companhia de Jesus.

Quem poderia imaginar que um ônibus errado traria para essa rede de comunidades, um modo de ser tão diferente e consistente? Há 34 anos, padre Ulpiano Vasquez aqui chegava, meio sem querer, e com sua vinda as pessoas da região dos bairros Cristina e Palmital conheciam um Companhia que muito as ajudariam.

Daquele primeiro encontro, muita vida renascia e nestes anos de amizade, entre pessoas, comunidades e Companhia, a história se fazia e o amor-serviço revelado em amizade se convertia. Depois de tantas histórias vividas em parceria, a visita do padre Geral, nestes quase 20 anos de vida paroquial, é um presente sem igual.

Nesta Eucaristia, ao Senhor da Vida serão apresentados os frutos dessa amizade: da presença sacerdotal ao trabalho e atuação dos jovens jesuítas em formação. A constante busca pelo protagonismo dos leigos e leigas, a oferta do discernimento inaciano e a proposta do trabalho em rede de comunidades. O compartilhamento e a constante oferta da preciosidade inaciana, a Espiritualidade e os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que permitem à essa rede de comunidades o encontro real e atual com Deus Trindade e que deslocam as ações para um valoroso e desafiador trabalho no campo socioambiental e político.

Uma mesa mineira, partilhada!

Além da missa com a comunidade paroquial e com os jesuítas que atuam na região, a Paróquia Santíssima Trindade convida os fieis a partilhar com o padre geral a famosa tradição mineira em receber os convidados com uma bonita mesa e cafezinho novinho.

A proposta é que cada um traga e ofereça, para o café da manhã, uma garrafa de café ou  leite ou suco e algum dos tradicionais quitutes da culinária de Minas Gerais, ou seja, broa, bolo, biscoitos, pão de queijo ou o que o talento permitir oferecer.

Um lembrete importante! Essa é uma sugestão para quem puder contribuir dessa forma, mas o que se espera mesmo é a sua participação na Celebração Eucarística em vamos fazer memória da amizade entre a Companhia de Jesus e nossas comunidades.

Não deixemos de destacar que entre os jesuítas que acompanham o Geral na visita ao Brasil, estará o padre Claudio Paul, que em nossa rede de comunidades atuou ainda enquanto estudante e depois como sacerdote e que hoje mora em Roma, atuando também como um dos assistentes do padre Arturo Sosa.

Mas quem é Arturo Sosa? 

Uma vez que São Inácio foi eleito Superior Geral da Sociedade de Jesus em 1540 e, ao escrever as Constituições de sua Ordem, o Superior Geral sempre foi eleito para a vida por uma “Congregação Geral” de jesuítas, representantes de suas províncias em todo o mundo. A missão do Superior Geral consiste em orientar a Ordem, de acordo com as Constituições e Normas e as Diretrizes das Congregações Gerais.

Padre Arturo Sosa foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus em 14 de outubro de 2016, durante a realização da 36ª Congregação Geral (36º CG), tornando-se o 31º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem religiosa. Nascido em Caracas (Venezuela), no dia 12 de novembro de 1948, Padre Arturo Sosa entrou para a Companhia de Jesus em 1966 e foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1977.

Entre 1978 e 1996, exerceu as funções de coordenador do Apostolado Social e diretor do Centro Gumilla, instituição voltada para investigação e ação social dos jesuítas na Venezuela. Em 1990, doutorou-se em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela. E, de 1996 a 2004, foi Superior Provincial dos Jesuítas no país.

A dedicação à vida acadêmica sempre esteve presente em sua trajetória. Além de exercer funções em várias instituições de ensino durante 10 anos, Pe. Arturo Sosa foi reitor da Universidade Católica del Táchira no período de 2004 a 2014, na Venezuela. Publicou diferentes obras, especialmente sobre história e política venezuelana.

840x565-arturo-sosa-1-1

Em 2008, na 35ª CG, foi escolhido pelo Pe. Adolfo Nicolás, então Padre Geral da Companhia de Jesus, para Conselheiro Geral. Nos últimos anos, Pe. Arturo Sosa desempenhava a função de Delegado do Superior Geral para as Casas Internacionais, em Roma (Itália).

Padre Cláudio Paul

Quando o Padre Geral está em Roma, ele se encontra com seus “Conselheiros Gerais”. A eleição desses conselheiros mostra um equilíbrio de poder entre o recém-eleito Superior Geral e a Congregação Geral que o elegeu.

O padre Geral é quem designa os, atualmente, nove Assistentes Regionais e outros Conselheiros Gerais que têm a função de auxiliá-lo em nome de toda a Companhia. Na 36ª CG, a função de Assistente Regional para América Latina Sul foi confiada ao querido padre Cláudio Paul.

1 comentário Adicione o seu

  1. Luh Penha disse:

    Será uma celebração de muitas bençãos e lembranças boas, principalmente a visita do Padre Cláudio Poul q muito contribuiu c essa Paroquia. Será dia de confraternização e matar a sdd🤗

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s