“Estar juntos é sinal de Esperança”

em

Com participação de coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos, a Paróquia Santíssima Trindade recebeu, na tarde do último sábado (30), o padre provincial dos Jesuítas do Brasil, João Renato Eidt, para um momento de partilha da missão da rede de comunidades em comunhão com o jeito de ser, amar e servir, próprios da Companhia de Jesus.

20170930_163420

Em mensagem aos fieis, João Renato destacou que enquanto houver “possibilidades e forças, caminhemos com vocês e vocês conosco”, isso ao comentar sobre os 20 anos de fundação da Paróquia e os quase 30 anos de presença dos jesuítas na região dos bairros Palmital e Cristina, em Santa Luzia (MG).

“Estar juntos é sinal de Esperança”
padre João Renato, SJ

“Que bom! Quase 30 anos de caminhada e, de fato, percebemos quanta vida, quanta experiência, quanta esperança, celebração e mudança que têm acontecido e isso é motivo de darmos graças a Deus, pois no fundo é o plano dele, é o projeto d’Ele”.

“Antes de mais nada, agradeço a vocês por nos acolher aqui, poderiam dizer: vocês são um chatos, se mandem, queremos outros mais simpáticos… mas não, vocês nos acolhem”, disse João Renato, ao destacar que a presença dos jesuítas ajuda da mesma forma que a presença da paróquia também ajuda-os.

Em nome da BRA, a província dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato ressalta a gratidão por tantos jesuítas que nesse espaço partilharam a vida, histórias, desafios e a missão na busca de ser melhores jesuítas.

As casas de formação em Belo Horizonte encontram, na paróquia, espaço para que a presença apostólica e pastoral aconteça. “É mútua a relação! Vocês ajudam em nossa formação. Nossos padres e estudantes vêm para ajudar, mas também saem ajudados, aprendem e retêm muita experiência”, disse.

Vida e missão partilhadas

Confiada ao pastoreio dos padres Donizetti Venâncio, SJ, pároco, e Roberto Albuquerque, SJ, vigário, a Paróquia aproveitou este encontro para dar glórias a Deus pelo convívio e pelo modo como os jesuítas ajudaram na construção de comunidades que desejam construir pessoas e cristãos comprometidos com o Reino e a vida em dignidade para todos e todas.

CPP (3)

A reunião teve início com um momento de partilha de algumas lideranças pastorais, quanto à vivência da Espiritualidade Inaciana, a proximidade com os jesuítas padres e estudantes, os desafios no campo social e as experiências celebradas com as Juventudes e com a catequese narrativa.

Ao apontar o desejo de que sejam ainda mais presentes os momentos de vivência e partilha da Espiritualidade Inaciana, Maria das Graças Alves fez memória da importância desse modo de oração para a organização da vida pastoral nas comunidades da Santíssima Trindade.

“A espiritualidade inaciana nos deu e nos dá condições de seguir adiante em nossas experiências pessoas e no dia-a-dia da comunidade”, afirma Maria das Graças.

Coordenadora da comunidade Santo Inácio, ao falar da relação da paróquia com os jesuítas, Maria do Carmo “Pretinha” destacou não ser possível falar dessa amizade sem citar as inúmeras obras com eles iniciadas.

“A amizade se fez e se faz nas muitas conversas, partilhas e momentos de discernimento. Assim demos fim à comercialização de bebidas alcoólicas nas festas das comunidades, ampliamos nossa participação no campo social e político e ampliamos as frentes de ação pastoral. Com discernimento inaciano decidimos edificar juntos a nova Igreja de São José de Anchieta”, disse.

CPP (2)

Também participaram do encontro, o padre Miczyslaw Smyda, superior da Plataforma Leste da BRA (que integra as obras da província nos estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro) e os escolásticos jesuítas Edgar Magallanes (Catequese), Albino (ECC), Alex Palmer (Ministros), Fernando Tiscareño (Batismo) e Carlos Vidal (Área Social).

Desafios no Campo Social e Juventudes

Por estar em uma região de periferia, diante de um cenário político municipal complicado tal qual o cenário nacional, a Paróquia Santíssima Trindade convive com desafios no campo social e em relação à violência, que atinge principalmente mulheres e jovens.

“Com os jesuítas que caminham com a gente, buscamos ser contemplativos na ação, atentos ao dinamismo social e disponíveis para a luta em prol da vida e da cidadania”, explica Maria de Fátima, coordenadora paroquial da área social.

 

Fátima enumerou as fragilidades do território, sem esquecer a esperança que continua a mover as lutas diárias em prol da vida. “A presença jesuíta aqui nos ajuda a não desistir”. Disse ao recordar as reuniões de partilha, assessoria e estruturação de projetos que respondam às necessidades locais.

Já a presença do espírito do Magis Inaciano tem sido uma particularidade positiva no contexto paroquial. No cenário de violência em que jovens estão, às vezes, envolvidos, uma experiência que apresenta outras formas de cuidar do outro serão sempre bem vindas.

CPP

A Paróquia tem buscado estar mais próxima ao Espaço Magis BH e com os integrantes dessa ação da Companhia de Jesus para as Juventudes, e assim consolidar esse jeito de “ser mais para os demais” com jovens de grupos, na catequese e com a juventude local.

2018 – Ano de Memórias

Em sua fala, Pretinha revelou que a chegada do padre Ulpiano Vasquez e a criação do primeiro grupo de partilha na Espiritualidade Inaciana aconteceu no ano de 1988. Em 1998, a Paróquia Santíssima Trindade foi finalmente instituída por meio de Decreto assinado pelo Arcebispo de Belo Horizonte, à época. Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araujo.

Assim, 2018 será um ano com características de festa, memória e revisão da missão, pois vamos celebrar 20 anos da vida paroquial e 30 anos da presença jesuítas em nossas comunidades de fé.

Atividades estão sendo articuladas para o próximo ano e logo serão divulgadas para que todos tomem seu lugar nessa festa da amizade entre Jesuítas e Comunidades de Fé da Paróquia Santíssima Trindade.

20170930_164509

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s