Agradecer a Deus pela presença de Maria, que nos Guia no caminho de Jesus

em

Mais uma vez a Paróquia Santíssima Trindade reuniu-se para celebrar e festejar Nossa Senhora da Guia, padroeira e mãe da comunidade católica do Setor 7, no Palmital. No último domingo (24/9), cerca de 300 pessoas participaram das atividades que marcavam o 31º aniversário da comunidade.

IMG-20170925-WA0048

Às 18 horas, um grupo de homens e mulheres de fé já estavam na igreja para a oração do Terço. Oração essa que foi repetida todos os dias da festa, nas casas dos fieis e nas casas de pessoas que pediam. Sempre após a oração do terço, havia um momento de meditação e partilha da Palavra da Deus.

Logo na sequência, os fieis saíram em procissão, com a imagem da padroeira, pelas principais ruas do Setor 7. No caminho muitas famílias, pessoas nas ruas e todas as situações que desafiam a comunidade de fé a ser testemunha do encontro com o Cristo para todos os que ainda não tiveram com Ele a oportunidade de estar.

“Neste data em que celebramos o Dia Nacional da Bíblia, proclamamos a Palavra de Deus também no caminho que fizemos há pouco na procissão, passamos diante de bares, outras igrejas, casas e famílias, nem que seja por um flash, demos testemunho da fé que professamos e do Cristo que nos coloca a caminho”, afirmou o padre Donizetti Venâncio.

Ainda segundo o pároco da Santíssima Trindade, ao ver uma procissão, a pessoa dá uma acordada, vê que algo diferente esta a acontecer e isso já vale. “Todas as experiências oferecidas no decorrer da 31ª Festa da Guia valem, elas revelam o agir de Deus na fé de cada pessoa que aqui veio celebrar e partilhar do pleno amor de Deus”, concluiu.

Agradecer a Deus pela Presença de Maria

Com o tema “A presença de Maria nos Guia nos caminhos de Jesus”, a comunidade faz uma experiência de junção da vivência da Palavra de Deus à bonita devoção mariana dos fieis. “Foi um período para agradecer a Deus pela presença de Maria”, recordou Donizetti.

Em sua homilia, destacou o modo como Maria alegrou-se com a espera do Filho Amado. “Ela não reteve para si a alegria, apressou o passo e foi ao encontro, partilhar com Isabel, sua prima que também estava grávida, a alegria de trazer em seu ventre, Jesus”. Ao se encontrarem, os dois meninos pulam de alegria no ventre de suas mães.

Nossa Senhora da Guia ajude-nos a testemunhar Cristo Salvador do Mundo nos caminhos e nas ruas do Setor 7 e também nas estradas da vida, nas tarefas pastorais e paroquiais e na missão de cada cristão que é a de dar a conhecer Jesus a todas as pessoas.

Tempo de reunir

Desde o dia 1º de setembro, a comunidade de Nossa Senhora da Guia esteve mobilizada para bem celebrar sua padroeira. Com missa na praça e oração do terço nas casas, todos eram mobilizados para estar, na Igreja, no final de semana festivo.

A igreja saiu, visitou, rezou e depois se abriu para quem dela quisesse entrar, sentir-se acolhido e em casa. Os 31 anos da comunidade ganhou sabor especial ainda no dia 17, domingo, com a participação de algumas lideranças e integrantes da Perseverança, na missão pastoral e visita às casas de diversas famílias da região.

No Tríduo, as comunidades irmãs se fizeram presentes. No sábado (23), muitas famílias estiveram na Celebração da Luz, conduzida pelos jovens e jesuítas do programa Magis Brasil, e no Bingo do Salário Mínimo.

Veja outras fotos em nosso Flickr.

Clique aqui!  Tríduo Preparatório e Celebração da Luz
Clique aqui! Solenidade de Nossa Senhora da Guia

Este material integra o trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Santíssima Trindade. Colaboraram: no texto, Marcelo e nas fotografias, Clayton Henrique, Marcelo Barbosa e Dener Santos. Faça parte! Participe com a gente! INFORMAÇÕES: (31) 98221 8221

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s