Dia do Catequista celebrado com Eucaristia e Formação em Teatro e Comunicação Digital

A Paróquia Santíssima Trindade celebrou o dia do catequista, na Eucaristia das 7h30 do último domingo (27/8), na comunidade Nossa Senhora da Paz. Cerca de 70 catequistas de Adultos, Crisma, Perseverança e Catequese da Primeira Etapa também tiveram a oportunidade de participar de oficinas de Teatro e Comunicação Multimídia.

Em sua homilia, o padre Donizetti Venâncio, SJ, recordou a missão tão importante dos catequistas para a propagação da fé cristã, como testemunho vivo de Jesus Ressuscitado que garante a quem O conhece, a Salvação.

“O que faz o catequista? Ele ensina, e vai de encontro à vocação da Igreja que é ensinar”, afirmou o padre Donizetti. Ao sintetizar o objetivo da catequese, recordou que é dar aos jovens, crianças, adolescentes e também aos adultos, a conhecer e a responder na vida quem é Jesus Cristo.

Quem participou da celebração pode acompanhar o Evangelho Narrado pela catequista de perseverança, Viviane Rodrigues. A Catequese Narrativa é o método adotado pela Paróquia nas três etapas da Iniciação Cristã, aqui também trabalhada com o teatro, a dança, a música, a poesia e com algumas experiências multimídias.

Veja fotos da Missa do Catequista. Clique aqui!

Ao final da missa, padre Donizetti concedeu uma benção especial aos catequistas da Paróquia Santíssima Trindade. Com a oração de toda a comunidade, eles e elas foram também enviados e enviadas a continuar firmes na fé e na missão de ser testemunhas de Jesus nas comunidades e para além delas.

Oficinas de Teatro e Multimídia

Terminada a missa, os catequistas participaram de um café comunitário antes de seguir para a atividade de formação. Este ano, pensada em promover novas técnicas teatrais e também de comunicação multimídia na Catequese.

No salão da comunidade, os jesuítas Alan Cavalcanti e Lucas Galvão compartilharam experiências que integram o processo criativo do teatro. Em dois momentos, cada um com uma turma de aproximadamente 30 catequistas, dialogaram sobre a intervenção desse ritmo artísticos na Catequese.

Pela Pastoral da Comunicação (Pascom), Marcelo Barbosa conduziu a oficina de Comunicação Multimídia, abrindo espaço para o diálogo sobre o uso de smartphones na catequese. Em tempos de convergência midiática, tendência a que os meios buscam se adaptar à realidade da internet, a Igreja e a catequese buscam entender essa dinâmica.

Nas duas oficinas, pode-se aplicar o conceito da comunicação comunitária, pela qual, participação e compromisso são destacados. A quem promove a dinâmica, seja teatral ou multimídia, o objetivo é atender às necessidades comunitárias, transmitir valores e congregar as pessoas.

Glaucilene Martins, catequista de crisma na comunidade Nossa Senhora da Paz, garantiu estar sem palavras para descrever a manhã de formação. “Sem palavras! Amei, foi realmente um presente para todos nós Catequistas. Saímos renovados, cheios de ideias das mais variadas possíveis”, afirmou.

Missão no Castanheiras

Para fechar o mês de agosto, é bom recordar a bonita missão realizada pela Área Paroquial de Catequese no bairro Castanheiras, no dia 20 de agosto, na Festa de Santo Alberto Hurtado.

Cerca de 120 crianças, adolescentes e jovens dedicaram-se ao anúncio e testemunho da fé cristã aos moradores do Castanheiras. Foi um momento rico e surpreendente, como destacou a coordenadora da comunidade Alberto Hurtado, Edirene Silva.

Nas casas, os missionários convidaram as famílias à oração do Pai-nosso, oferecendo a elas, uma benção para a casa. Nas visitas, garantiram, com a ajuda dos catequistas e outros missionários mais experientes, a ação de escuta e partilha da Palavra de Deus.

Veja mais fotos desse dia em nosso Flickr. Clique aqui!

 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s