A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Quem é que o acólito acompanha e serve?
Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.
Aqui, em nossa Paróquia Santíssima Trindade, existe um grupo de 10 acólitos na comunidade Santo Inácio de Loyola, no Cristina C. Eles tiveram um primeiro momento de formação com o jesuíta polonês, Bartolomeu, em 2015 e na festa do padroeiro da comunidade foram instituídos ministerialmente.
Desde então, cumprem suas atribuições na comunidade e em grandes festas da paróquia, como a da Santíssima Trindade, abertura da Campanha da Fraternidade e nas celebrações do Crisma. Antes limitado à comunidade, agora será um serviço aberto para todas as igrejas da Paróquia Santíssima Trindade.
Para isso, será necessário a participação do interessado em um curso de formação a ser oferecido ainda no segundo semestre de 2017. Para participar é necessário seguir alguns requisitos, os quais destacamos abaixo:
- ter 15 anos ou mais
- ter recebido a primeira eucaristia
- ser crismado ou estar na catequese do crisma
- ter desejo de servir, boa vontade e responsabilidade
As inscrições poderão ser feitas na comunidade Santo Inácio, com o Fabrício, ou na Secretaria Paroquial, via telefone (31) 3636-5425, ou aqui em nosso parsantri.com Para isso, Clique aqui para fazer sua inscrição.