Pausa e Oração Inaciana com o Espaço Magis BH na última noite do Fórum de Debates da Semana Social 2017

Com uma ‘pausa inaciana’, a Paróquia Santíssima Trindade concluiu, na noite da última sexta-feira (25/8), o Fórum de Debates que integrou a programação da Semana Social 2017. O encontro foi mediado por integrantes do Espaço Magis de Belo Horizonte com o objetivo de rezar a “Participação Transformadora”.

IMG_1854

Logo no início do encontro, os mais de 50 presentes participaram de uma dança circular sagrada, em busca de sintonia, harmonia e para suavizar a mente e o coração e, assim, buscar a compreensão para a força da participação e da colaboração.

“É importante perceber que o aprendizado, a adesão, o entendimento não se faz de uma vez só, mas aos poucos, um entra aqui, outro entende ali”, revelou o estudante jesuíta, Lucas Alves.

Na sequência, a educadora e acompanhante dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio no Espaço Magis BH, Hileia Fátima fez um tempo de memória dos dias anteriores do Fórum de Debates e, a partir de elementos visuais da arte urbana, convidou os participantes a dialogar sobre a experiência de cada um no contexto comunitário e local.

“A Semana Social movimenta não só a vida comunitária, mas reflete nossa condição de cidadão e cidadã e de pessoas presentes neste território. Isso é espiritualidade real e concreta em nossas vidas”, destacou Hiléia ao dividir os grupos de conversa e partilha.

Terminado o tempo de partilha, um Lucernário foi celebrado e com ele, todos os anseios de paz, democracia, participação, mudança e plena adesão ao projeto de Jesus foram anunciados, em voz alta, por quem ali vivia este momento de comunhão humana e divina na Semana Social 2017.

 

 

Avaliações do Fórum de Debates

“Ao realçar a dimensão inaciana no contexto social da paróquia, fechamos com chave de ouro o Fórum de Debates na Semana Social”, avaliou o vigário da Paróquia Santíssima Trindade, padre Roberto Albuquerque, SJ.

A presença das comunidades foi um fator positivo apresentado nas avaliações, todavia, Maria Evangelista, da comunidade Santo Inácio, destacou o aprendizado nas muitas oportunidades de partilha, escuta e conversa nas quatro noites do Fórum de Debates.

 

 

Maria Antônia, integrante da comunidade Nossa Senhora da Guia lembra da importância da Semana Social como um tempo de recomeço, pois permite à Paróquia parar e avaliar a caminhada, tendo na partilha a oportunidade de melhorar aquilo que já foi feito e dar respostas ao que ainda precisa de solução.

Colaborador na última noite do Fórum de Debates, o coordenador do Espaço Magis BH, Jobson Ramos ressaltou o forte ideal transformador presente nas obras acompanhadas pelos jesuítas e rogou que a Paróquia Santíssima Trindade continue a semear sementes de esperança e dignidade nesta localidade.

“Isso é Magis! Vivenciar as experiências transformadoras, não dando uma palestra ou um curso qualquer, mas partilhando com quem aqui vive o anseio de mudança seja no contexto eclesial, como na comunidade ao entorno e na sociedade de um modo geral”, concluiu.

IMG_1976

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

Acompanhe, aqui em nosso parsantri.com, amanhã (29/8), a notícia, fotos e vídeos das apresentações da Tarde Cultural, promovida no sábado passado (26), como atividade de encerramento da Semana Social 2017.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s