Semana Social 2017 debaterá Paz e Democracia, frutos da ‘participação transformadora’

A Paróquia Santíssima Trindade está de portas abertas para mais uma série de encontros que dialogam com as demandas sociais da região onde está inserida. A Semana Social 2017, que será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, traz como tema a “Participação Transformadora, que promove a paz e luta pela democracia”.

A proposta é promover a cultura da vida e da paz perante um cenário de extermínio da juventude, de violência contra a mulher e da violação de direitos a moradia, saúde e educação, como exemplos.

Desenvolvida desde 2012 pela Paróquia Santíssima Trindade, a Semana Social busca suscitar inquietações que possam ser encaminhadas como ações sociais e semear a responsabilidade cristã  que cada um é chamado a viver no dia-a-dia.

A programação inclui, de 22 a 25 de agosto, 3ª a 6ª feira, o Fórum de Debates, que constitui-se em quatro (4) noites nas quais os participantes têm a oportunidade de aprofundar, ir além, na escuta, partilha, diálogo e entendimento da temática central da Semana Social.

Os encontros irão acontecer no Espaço Providência, espaço pastoral da Comunidade Nossa Senhora da Penha, no setor 6, bairro Palmital B. Em todos os dias, a atividade será realizada das 20h às 21h30.

Semana Social - Mosquitinho-01

 

Confira o cronograma e atividades do Fórum de Debates da edição 2017 da Semana Social da Paróquia Santíssima Trindade.

  • Dia 22/8, terça-feira:
    Fazer memória das costuras e ações transformadoras! É bom começar a semana com lembranças que nos impulsionam para frente. Com elementos artísticos e audiovisuais esta noite abrirá nosso Fórum de Debates.
  • Dia 23/8, quarta-feira:
    Situação atual Nacional e posicionamentos da Igreja hoje! 
    Palestra e partilha com o padre Élio Gasda, SJ. O sacerdote tem longa experiência nas pastorais sociais, é Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Comillas de Madrid. Atualmente está professor de Ética fundamental e Moral Social na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. A partilha com ele será sobre a realidade sociopolítica do Brasil, atualização de posicionamentos na hierarquia da Igreja nesta realidade.
  • Dia 24/8, quinta-feira:
    “Este é o meu lugar?” Com uma dinâmica sobre a situação local, a assistente social, Jo Jaqueline irá desenvolver o debate desta noite, Ela mora em Santa Luzia há mais de 30 anos e com um sério interesse na educação popular desenvolve seu trabalho em nossos bairros desde o ano 2008. A partir da sua experiência no programa de mediação é que falaremos sobre nosso território e suas instituições, as nossas experiências diárias, as problemáticas e as possibilidades para nos fazermos responsáveis.
  • Dia 25/8, sexta-feira:
    Espiritualidade libertadora! A educadora Hileia, tem dedicado os seus últimos anos para viver e aprofundar na espiritualidade inaciana. Atualmente colabora no ministério dos Exercícios Espirituais e no Espaço Magis BH. Sempre comprometida com a realidade sociopolítica, irá facilitar uma oficina que pretende nos ajudar a olhar com os olhos da misericórdia a nossa Casa Comum.

Atividade cultural no Sábado 

Já no sábado (26/8), à tarde, todos estão convidados para a atividade de conclusão da Semana Social, a partir das 15 horas, na comunidade Nossa Senhora da Penha. Será um encontro para mostra dos trabalhos e entidades sociais que constituem a Rede Social estimulada pela Paróquia Santíssima Trindade. Além de diversas apresentações culturais.

Cenários mundial, nacional e local

Integrante da comissão organizadora, Carlos Vidal, sj, afirma que o cenário social global está altamente complexo e lembra que o papa Francisco convida a Igreja a viver uma experiência de conversão do paradigma econômico neoliberal abusivo para o cuidado com a Casa Comum.

“Este questionamento nos leva a “refletir sobre os diferentes elementos duma ecologia integral, que inclua claramente as dimensões humanas e sociais”, pois, para além do paradoxo e/ou fracasso, sempre fica pendente a interrogação sobre o papel que nós como Igreja Católica poderíamos desenvolver, hoje, em nossos bairros”, diz Vidal.

A partir da encíclica ‘Laudato Si’, é possível reconhecer uma nova possibilidade crítica para entrar no dialogo inclusivo e integrador das periferias existenciais. A partir disto, a Semana Social afirma um compromisso real com a Política e a Cidadania, entendida como busca e promoção do bem comum; como sinal de comunhão, que revela a justiça do Reino e o compromisso de todos os batizados e das pessoas de boa vontade.

Outras informações: Secretaria Paroquial, de 3ª a sábado, das 14 às 19 horas, pelo telefone (31) 3636-5425 ou presencialmente, na Rua Geraldo Coelho de Freitas, 166 – Bairro Palmital B, em Santa Luzia.

Como chegar ao local dos eventos:

Fórum de Debates e Tarde Cultural: Comunidade Nossa Senhora da Penha, situada à Avenida Iolanda Teixeira da Costa, 1.606 – Bairro Palmital B.

Para quem vem de BH, pode pegar o Move Metropolitano 410C ou 411C no Centro, na estação Santos Dumont. O 411C pode ser utilizado a partir da avenida Antônio Carlos, já na Cristiano Machado, utilize as linhas 412H ou 414R. Todas deixam você no Terminal São Benedito. Neste terminal, você deve pegar o ônibus 4335, com destino ao Palmital B.

Para quem vem de Santa Luzia, pode pegar o municipal 813. Seja o ônibus com destino ao Palmital ou ao Cristina, ambos deixam você na porta da igreja.

IMPORTANTE! Os atendimentos na área da saúde, que seriam oferecidos pela Liga Acadêmica de Promoção à Saúde (Laps), foram adiados. Uma data será agendada para que os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) garantam atendimento à população do bairro Nova Esperança.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s