Em um evento teste, no último sábado (5/8), a Liga Acadêmica de Promoção da Saúde ofereceu atendimento e serviços aos moradores do Setor 7, no Palmital. Formada por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Liga atua na aplicação do saber adquirido nas salas de aula em comunidades com limitação no acesso à saúde.
Os estudantes estiveram no salão da comunidade Nossa Senhora da Guia e lá ofereceram atendimentos como aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue, calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e gincana com as crianças. Ao todo, 80 atendimentos foram registrados.
Carlos Vidal, sj, jesuíta responsável pelo acompanhamento à Rede Social Paroquial, destaca que há alguns meses este grupo fez contato com a Paróquia Santíssima Trindade, para fazer real seu desejo de colocar à disposição da comunidade seus estudos.
“Este é um grupo de 19 jovens estudantes da UFMG que integra diferentes carreiras da área da saúde, com profissionais de nutrição, farmácia, odontologia e biomedicina”, disse Vidal.
As comunidades Nossa Senhora da Guia e Sagrada Família atuaram na divulgação local e na acolhida dos profissionais e nos atendimentos do evento teste.
A proposta agora é que esta atividade seja avaliada pelos integrantes da Liga Acadêmica e também pela Rede Social, para que seja aprimorada em benefício das comunidades que mais precisem de serviços e orientações de saúde.
A Paróquia Santíssima Trindade agradece por mais esta iniciativa que lembra da missão e responsabilidade cristã com os mais pobres, porque o amor de Jesus se coloca mais nas obras do que nas palavras, e para além dos muros dos templos.