Quadra Esportiva é inaugurada na Comunidade São José para ser espaço do bem viver e convivência fraterna

Com alegria e gratos ao trabalho transformador de um sacerdote que por aqui passou, a Paróquia Santíssima Trindade inaugurou, com uma benção especial, a quadra esportiva na Comunidade São José. Agora, crianças, jovens e adultos, moradores do bairro Nova Esperança, terão na comunidade mais um espaço para bem viver e conviver.

36317209755_7c07a8923b_k

Na manhã fria do último sábado (29/7), o padre Roberto Albuquerque, SJ, vigário paroquial, conduziu a celebração de benção da Quadra Esportiva, que agora compõe o conjunto social edificado na comunidade São José. Na benção, recordou que as atividades de exercício físico são aprovadas e abençoadas por Deus.

“Nós vos pedimos que este espaço sirva para facilitar e consolidar a saúde da mente e do corpo, de tal modo que todos seus frequentadores se enriqueçam com a convivência fraterna e vos louvem com alegria”, abençoou.

Coordenadora da comunidade, Delcídia Silva agradeceu a Deus pela nova estrutura e aos atores responsáveis pela execução das obras de edificação do muro e da quadra.

“Muito obrigada, a todos que contribuíram para que esse espaço ficasse assim tão bonito, de modo especial um agradecimento ao padre Miguel Elosua Rojo, SJ, às irmãs Estelita e Edna, além do Liro Inácio e do Emerson do Carmo”, completou.

A inauguração da quadra contou com barraquinhas e um torneio de futebol, que contou com a participação de quatro equipes. Os times foram escalados com jovens dos bairros Nova Esperança e Palmital.

Padre Miguel Elosua, SJ

Padre Miguel atuou na Paróquia Santíssima Trindade até o início de 2016, e quem com ele teve a oportunidade de conversar, pode perceber sua preocupação constante com a vida e pela vida. Foi por pensar na vida de tantos jovens, crianças e seus familiares, que ele buscou meios de garantir as intervenções necessárias para a execução do Projeto Social São José, no bairro Nova Esperança.

20160613_092629
Maria de Fátima, responsável pela Área Social Paroquial com o padre Miguel, SJ. 

“Ele celebrou missas aqui diversas vezes e com o olhar crítico às questões sociais viu que era importante fazer além do trabalho religioso, um importante trabalho social”, recordou Liro Inácio.

O projeto foi dividido em duas etapas, a primeira na edificação do muro de sustentação e o segundo na execução da quadra de esportes e melhorias no terreno. Tudo foi possível, graças ao pedido do padre Miguel a uma instituição social, fundada por ele, dirigida pela família Elosua, na Espanha.

“Miguel é especial para todos nós, e, além disso, é um especialista na promoção da vida e da dignidade humana”, recordou Liro, que o conheceu ainda no bairro Lindéia, em Belo Horizonte, quando o padre que tido como aquele que ‘realmente trabalhava’.

Hoje, o padre Miguel está em Fortaleza (CE), após ter contribuído por quase dois anos na Paroquia Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta (ES); A Comunidade São José e toda a Paróquia Santíssima Trindade serão sempre gratas por todo o bem que ele contribui para que fosse feito às pessoas residentes no bairro Nova Esperança.

A Obra

A obra teve como característica o desejo de transformar em espaços mais apropriados os ambientes já ocupados pelos moradores. Assinado pelo engenheiro Emerson do Carmo, o projeto garantiu a ocupação do terreno com intervenções que irão permitir a realização das atividades, sejam elas religiosas, esportivas e/ou de lazer e convívio.

”Fizemos a quadra, uma vez que já existia aqui um campinho de futebol. Aproveitamos as curvas de nível do terreno para, no espaço mais baixo, edificar a quadra, e nos mais altos, garantir mobilidade e área verde para as demais atividades religiosas e comunitárias”, disse.

Já a gestão financeira do projeto foi conduzida pelo senhor Liro Inácio. Ele, e a esposa, acompanharam a benção com a certeza de que a comunidade e o entorno dela ganham um espaço muito bem preparado para reuniões, trabalhos sociais e um ambiente propício para a prática esportiva pelos jovens, adolescentes e crianças.

Dançarino reconhecido internacionalmente, Luiz Fernando, o ‘Black-a’, vê no espaço mais uma oportunidade de os jovens se manterem distantes das drogas e da criminalidade. Ele atua desde 2005 na comunidade São José com a condução de oficinas sociais do programa Fica Vivo!, agora, estudante de educação física, vai continuar o trabalho.

“Com esporte vamos atuar para que esses jovens não envolvam com as drogas. Neste espaço, erguido pela Paroquia, poderão canalizar suas energias e, quem sabe, ser reconhecidos no futuro, como hoje é o Joel Martins, jovem que vive de seu talento e estuda dança na UFMG, ele é fruto das oficinas antes realizadas neste espaço”, afirmou.

Fundo Social Paroquial

O Projeto Social São José é uma das atividades contempladas pelo Fundo Social da Paróquia Santíssima Trindade. No local, são desenvolvidas atividades com crianças, jovens e adolescentes. As aulas são de informática e violão, além do trabalho esportivo que agora será desenvolvido na nova quadra esportiva.

Para contribuir com o Fundo Social, você pode adquirir o Carnê Social na Secretaria Paroquial ou nas nove comunidades que integram a paróquia. A opção de transferência bancária também está disponível, você pode fazê-la para a conta da Paróquia Santíssima Trindade: Banco Itaú. Agência 3040. Conta Corrente 12.506-8.

Veja outras fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s