Festa de Santo Inácio: Ecoar sons de vida e acolhida, com disponibilidade e adesão ao projeto de Jesus

em

“Olha! uma criança foi à minha casa,
falou de Jesus Cristo e convidou-me para a festa”,
testemunho de um morador do Cristina C
ao padre Donizetti Venâncio.

O testemunho desse morador foi abordado, nesse domingo (30/7), pelo padre Donizetti Venâncio, SJ, pároco da Paróquia Santíssima Trindade na Solenidade de Santo Inácio de Loyola. Festejado em todo o mundo, hoje (31/7), o fundador da Companhia de Jesus é o padroeiro da comunidade católica do bairro Cristina C, em Santa Luzia.

36278001785_bcdbe4ce83_k

Fundada há 26 anos pelo padre Ulpiano Vásquez, SJ, falecido na última semana, a comunidade Santo Inácio recebeu, com alegria, além de seus integrantes, os jovens que vivenciaram as Experiências Magis 2017 e pessoas que vieram de todas as comunidades que integram a paróquia.

Ao dar as boas-vindas aos fieis, padre Donizetti recordou que a festa de uma comunidade é tempo propício para refletir, recordar e celebrar o padroeiro, que é referência ao grupo de fieis e é quem dá sentido ao caminhar da comunidade na busca, no caminho e no encontro com Jesus Cristo.

“É uma história de luta e dedicação que deve ser celebrada, pois o que começou quase que do nada, permanece firme no seguimento de Jesus Cristo, crescendo no amor e no serviço, como nos ensina nosso padroeiro”, afirma a coordenadora da comunidade, Maria do Carmo ‘Pretinha’.

Pretinha se mostrava feliz ao avaliar a festa desse ano, pois novas atividades foram incluídas no cronograma, para ser aproximar do pedido feito constantemente pelo Papa Francisco. Uma ‘Igreja em saída’, mãe de coração aberto, em ‘estado permanente de missão. 

Missão que é marca de Santo Inácio, de seus primeiros amigos e da Companhia de Jesus, ordem religiosa por ele fundada! “Um santo que nasceu na Idade Média, com a cabeça, o coração e os olhos na modernidade, como dizia o saudoso padre Libânio, SJ”, recordou em sua homilia o padre Donizetti Venâncio, SJ.

Homilia

Ainda em sua homilia, padre Donizetti destacou a necessidade de os seguidores de Jesus, que vivem o carisma inaciano, terem em mente o olhar adiante, para frente, de uma Igreja sempre missionária e apaixonada pela Espiritualidade, como caminho de encontro com o Deus, consigo mesmo e com os irmãos.

Recordou a ação missionária que vem sendo desenvolvida pela Área de Catequese, com visita às famílias na programação da festa dos padroeiros de comunidades. Não deixou de cobrar aos coordenadores, sejam de comunidades ou pastorais, a continuidades dessas ações.

“É preciso levar a Palavra de Deus a todos os lugares, e isso não deve ficar reduzido a uma visita. A comunidade deve continuar essa missão, seja com a catequese, o terço dos homens, a renovação, a liturgia. Quem disse que a liturgia não pode fazer missão, que devem ficar apenas no altar? Ministros, acólitos… a missão é de todos nós”.

Além dessa chamada, Donizetti lembrou dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e da Semana Social promovida pela Área Social Paroquial, caminhos que levam fieis e agentes pastorais à vivência da espiritualidade e à participação social. “Não dá para ficar mendigando participação nesses espaços, se é pra viver o carisma inaciano, essas são experiências que muito nos aproximam  dele”, concluiu.

Confira, na íntegra, a homilia. Clique aqui!

 

Festa

Com a imagem peregrina de Santo Inácio, agentes pastorais promoveram encontros de oração nas casas e as famílias foram visitadas pelas crianças e adolescentes da Catequese e pelos jovens do Magis. No tríduo preparatório, as comunidades irmãs foram quem conduziram as noites de oração e partilha da vida e missão de Santo Inácio.

Além da Solenidade, no domingo (30), os fieis participaram da oração do terço, conduzido pelos homens, e da procissão que percorreu as ruas ao redor da igreja.

Maria Conceição da Cruz, a dona Conceição tem a comunidade Santo Inácio como lugar de vivência para ela e toda família. “Viver essa festa é uma experiência maravilhosa, pois lembro que desde o início estou aqui, é uma vitória ter meus filhos comigo, crescendo espiritualmente no caminho de Jesus, a exemplo de Santo Inácio”, diz.

Emocionada, Cleonice Mota destacou boas lembranças, ao recordar o que viveu com a espiritualidade de Santo Inácio, nesse chamado constante ao servir e cuidar das pessoas, especialmente dos mais pobres.

“É momento no qual celebramos o bem feito à toda a comunidade pelo padre Ulpiano Vásquez, SJ, pela irmã Maria Helena, grande incentivadora dos Exercícios Espirituais, e os 30 anos da Creche Senhora da Paz, simbolo do compromisso nosso com os mais pobres da região”, recorda.

Claro que não poderia ficar de fora, a bonita apresentação das crianças da catequese sobre a Vida de Santo Inácio, pois com ‘pandeiro, guitarra e castanhola’, eles e elas fizeram a festa de pais, amigos e integrantes da comunidade na noite de sábado e também após a solenidade.

Veja mais fotos da celebração em nosso Flickr.
Clique aqui!

Acólitos

Dez jovens que atuam no ministério do Acolitato, na comunidade, renovaram dedicação no serviço ao Altar. Nessa ocasião, o padre Donizetti comunicou a oferta de um novo curso de formação de acólitos, voltado para jovens que já tenha sido crismados, com idade até 25 anos. O trabalho desses jovens será ampliado para toda a Paróquia.

35884901300_21a3c95500_z

As inscrições poderão ser feitas na comunidade Santo Inácio, com o Fabrício, atual coordenador do grupo de acólitos, ou na Secretaria Paroquial, presencialmente ou por telefone (31) 3636-5425, de terça-feira a sábado, das 14 às 19 horas.

Banda de Música

A Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, de Jaboticatubas, animou a noite de sábado (29/7), na programação festiva de Santo Inácio. Com dobrados, marchas e cantos religiosos, acompanharam a procissão e o hasteamento da bandeira do padroeiro.

Novidade na festividade, a banda de música foi a primeira corporação musical de Jaboticatubas, fundada em 1873 pelo senhor Antônio Félix de Souza Maia. O grupo iniciou a caminhada até a igreja Santo Inácio, a partir da praça Tony’s Bar, com a música “Doce é Sentir”.

Experiências Magis

Cerca de 25 jovens da Paróquia Santíssima Trindade concluíram as Experiências Magis 2017/2º na solenidade de Santo Inácio. Com o tema “Ser Mais Para os Demais”, se reuniram por quatro dias para bem viver o Magis Inaciano.

IMG_0717

As atividades eram diversificadas, com a proposta de difundir o “Ser Mais Espiritual”, “Ser Mais Desapegado”, “Ser Mais Humano” e “Ser Mais Peregrino”. Estamos finalizando as edições, e amanhã traremos a notícia sobre mais essa edição do Magis Parsantri.

 

 

 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s