Uma coisa temos aprendido com a caminhada cristã: é preciso ser fiel à nossa fé em todo canto e em todo lugar. Experimentar a alegria da conquista revela oportunidades para externar ao mundo como é bom ser seguidor de Cristo Jesus e pertencer à comunidade.
No último final de semana, Christian Charles, do Santo Inácio, e Sandra Barbosa, da Penha, obtiveram conquistas pessoais que são motivos de festa também para todos nós da Paróquia Santíssima Trindade.
Christian vence em competição tecnológica
Promovida pela Controladoria-Geral do Estado, a competição Hackathon reuniu jovens programadores, comunicadores e designers, em Belo Horizonte, por mais de 30 horas, para apontar soluções a um problema: aumentar a participação social e promover o controle social por meio da tecnologia.
‘Fiscalize Aí’ foi o nome dado à equipe campeã, da qual Cristian era integrante. Ele e outros quatro jovens apresentaram uma possibilidade de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos gastos públicos de forma mais fácil e acessível, usando dados já disponíveis no Portal da Transparência.
Cristian recorda que uma das funcionalidades da ferramenta é a apresentação de dados ao cidadão e o convite para missões, ou seja, que ele fiscalize a aplicação e responda ao órgão o que ele detectou.
“Nosso objetivo é que com a exibição de dados de forma mais fácil e rápida possibilite o engajamento social. Constatamos durante o nosso desenvolvimento que as pessoas querem avaliar, mas acham difícil e a forma que elas apontaram como melhor para fazer isso é o aplicativo de celular. Ao mesmo tempo, nos responderam que querem fiscalizar porque são cidadãs, ou seja, não querem recompensa”, conta.
A equipe vencedora ganhou o direito de participar da Hack Town, em Santa Rita do Sapucaí, com direito a passagem rodoviária saindo de Belo Horizonte e ingressos para a Finit 2017 e Campus Party em BH, com direito a acampamento.
Sandra é a presidente campeã no Campeonato de Futebol de Santa Luzia
Todo mundo sabe que a Sandra Barbosa é da Liturgia, ajuda no projeto de Educação de Jovens e Adultos, além da catequese de primeira etapa na comunidade Nossa Senhora da Penha. Todavia, poucos devem saber que ela é a presidente do clube Yolandense, sediado no bairro Palmital e campeão, invicto, do Campeonato de Futebol de Santa Luzia.
Sempre atenta aos anseios da juventude e da promoção do bairro em que vive com sua família, Sandra afirmou que a participação do Yolandense foi a prova que é preciso estar ao lado dos jovens e de seus sonhos.
“Temos que valorizar nossos jovens, nossa torcida e nosso time trazem a alegria deles e esse título vem sem problema algum, seja dentro ou fora de campo”, recorda.
Fundado em 1992, o Yolandense disputou a final da liga municipal, no último domingo (16/7), no Estádio do Frimisa, contra o time do Coimbra. Com o placar de 1×0, o time da Sandra conquistou o torneio e será o representante de Santa Luzia no maior campeonato de futebol amador do país, a Copa Itatiaia.