Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica reúne centenas de fieis na Praça da Juventude

Mais de 500 pessoas viveram no último domingo (9/7), na Praça da Juventude, a alegria em celebrar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC). Promovido pelos grupos de oração da Paróquia Santíssima Trindade, o evento contou com pregação da Palavra, louvores, visitas às famílias e Santa Missa.

35797025346_163dbbe0fa_z

Idealizador da atividade e pároco da Santíssima Trindade, padre Donizetti Venâncio, SJ, recordou que ao realizar o evento em um lugar público, por onde as pessoas circulam diariamente, seja indo ou voltando do trabalho, da escola ou de momentos de lazer, a Paróquia teria uma grande chance de testemunhar a grandeza do amor de Deus.

“Aqui, a Glória de Deus se manifesta e na Eucaristia vamos agradecê-Lo por toda benção que derrama sobre a paróquia e suas muitas atividades, hoje, em especial, na celebração do Jubileu de Ouro da RCC, que nesses 50 anos de missão, evangeliza e dá testemunho do nome de Jesus”.

A Tarde de Louvor fez jus ao pedido do papa Francisco e colocou a Igreja ‘em saída’, na rua e em diálogo com as pessoas no espaço público.  Os grupos de oração da paróquia e da Forania de Santa Luzia se reuniram para um ardoroso culto para o Espírito Santo.

Outras fotos estão em nosso flickr. Clique aqui!

“É uma alegria ocupar a praça e celebrar essa história que há de se perpetuar, pois Deus é bom! E neste dia agradecemos a Ele por nos fazer corpo com a Igreja, que é de Cristo”, disse Fernando Cesar, coordenador da RCC na Forania de Santa Luzia.

Já o coordenador do conselho de grupos de oração da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), José Carlos fez menção à ação evangelizadora da RCC na vida paroquial. Segundo ele, com amor e entrega, a Renovação vive a missão na comunidade, tendo como primazia a evangelização e o encontro com aqueles que estão afastados.

“Agradeço ao padre Donizetti pela iniciativa em valorizar a diversidade tão rica à Igreja e por buscar integrar a comunidade em suas várias expressões, em que a RCC é mais uma, naquele que nos une, que é o Cristo Jesus”.

A Eucaristia 

A praça da Juventude transformou-se em um Cenáculo, no bonito encontro da Paróquia Santíssima Trindade e da Forania de Santa Luzia em torno da Eucaristia. Ao dar as boas vindas aos fieis que iam chegando para a celebração, padre Donizetti reforçou a importância da vida comunitária e do diálogo para a unidade.

Nossa paróquia está aberta a tudo o que é da Igreja e que está incluído nos trabalhos dela. O Espírito Santo não faz exclusão de pessoas e de pastorais, Ele nos ensina a acolher tudo o que é feito de boa vontade é é isso o que vamos celebrar aqui hoje”, disse.

“As pastorais sociais estão ali do lado para que saibamos todos, que a oração sem ação não tem sustentação”, continuou a dizer o padre Donizetti, para que o trabalho conjunto entre as pastorais, movimentos e grupos da Paróquia seja causa de alegria entre aqueles que testemunham o nome de Jesus.

Ouça a homilia na integra. Clique aqui!

Com a música por conta do ministério Anjos de Luz, a celebração teve início com a bonita homenagem das crianças à Nossa Senhora Aparecida. Os jovens levaram participaram na procissão da Palavra.

Veja mais fotos da missa. Clique aqui!

Tarde de Louvor e Pregações

Quando se fala da Renovação Carismática Católica, a mente vai ao encontro dos padres cantores e das músicas que fizeram a Igreja alcançar fieis em diferentes realidades no início dos anos 2000. Na Tarde de Louvor, a música tem especial lugar por permitir que as pessoas tenham no canto a alegria do encontro com o Senhor da Vida.

A animação da Tarde de Louvor ficou por conta de Rafael Mafra – Anjo, ele que descobriu o talento musical na Igreja, em um grupo de oração, contagiou o povo reunido com muitas canções de louvor e adoração. “Deus se faz presente nas canções e pela música Ele transforma muitas vidas”.

35705307031_9fe0e6fc0b_z

Garantir o encontro das pessoas com Jesus Cristo! Eis o motivo da criação da Renovação Carismática Católica, em 1967, nos EUA, recordou o pregador Juscelino ao partilhar sobre a 1ª Carta de São Paulo aos Corintios (12,12-16).

“Impregnados pelo mesmo Espírito, somos enviados a anunciar Jesus Cristo a todos os povos e nações, pois é conhecendo-o que se aprende a amar, seguir e servir”, garantiu.

35837340785_1aa616d397_zA Renovação é um movimento que nasce dentro da Igreja, para que a Igreja viva com a alegria do cristão, o compromisso primeiro de anunciar o senhor Jesus. Juscelino lembrou que o papa João XXIII dizia que o Concílio Vaticano II, em 1962, era “uma janela aberta para o sopro do Espírito Santo”.

Os fundadores da RCC, em 1967, fizeram o movimento de provocar um ardoroso culto ao Espírito Santo, tendo n’Ele a força necessária para tornar Jesus conhecido. Hoje, o  item 29 do Documento de Aparecida recorda a importância desse protagonismo missionário ao afirmar que “conhecer Jesus é o maior presente que alguém pode receber”.

Se a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, o pregador Belchior reforçou a necessidade de, após esse conhecer, assumir o compromisso cristão em ser testemunha fiel do Filho de Deus. Como fizeram os jovens da Pastoral da Juventude e do Programa Magis Brasil, ao se unirem aos integrantes dos Ministérios Jovens da RCC, nas visitas às famílias ao redor da Praça da Juventude, no Cristina A.

Testemunhos de quem encontrou Jesus na RCC

O Batismo no Espírito Santo é critério na experiência de quem vive a fé cristã nos grupos de oração da RCC, recordou Belchior. Essa característica foi reverenciada pelas pessoas presentes na praça, entre as quais, Dulcineia Maria, coordenadora do grupo de oração Peregrinos do Monte Sinai, no Palmital.

“Somos provocados pelo Espírito a garantir que pessoas vivam a alegria do encontro com Jesus”, afirmou ela. Resposta que encontra sintonia no testemunho do jovem Thiago Robert, do grupo de oração Unidos a Cristo, Paróquia São João Batista. “Vivia uma vida difícil e ao entrar no grupo pude conhecer o amor de Deus, reconheci minha importância ao coração do Pai e por isso hoje tenho a alegria de celebrar os 50 anos da RCC”.

Questionada sobre os motivos que a trouxeram ao encontro, Marlene Marta, do grupo da comunidade Santo Inácio afirmou que a experiência na RCC a fez sair do mais do mesmo de casa e ter plena adesão ao projeto de Jesus, na comunidade de fé. Feito parecido com o testemunhado pelo jovem Júlio Cesar, do grupo Mensageiros da Paz, que sob a inspiração do Espírito Santo, foi chamado a se transformar e a ajudar a muda a vida dos demais.

RCC na Paróquia Santíssima Trindade

A Renovação conta com 22 Grupos de Oração na Forania de Santa Luzia, sendo que seis desses estão na Paróquia Santíssima Trindade. Na Rensc, são ao todo, 150 coletivos da RCC a serviço da Evangelização.

G.O. Peregrinos do Monte Sinai
Igreja Nossa Senhora da Penha / toda 2ª feira, às 19h30

G.O. Nossa Senhora da Paz
Igreja Santo Inácio / toda 2ª feira, às 19h30

G.O Nos Braços do Pai
Igreja São José de Anchieta / toda 2ª feira, às 19h30

G.O. Renascer no Espírito
Igreja Nossa Senhora da Penha / toda 3ª feira, às 19h30

G.O Chama Viva
Igreja Bom Jesus / toda 3ª feira, às 9h30

G.O Mensageiros da Paz
Igreja Nossa Senhora da Guia / toda 4ª feira, às 19h30

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s