O Grupo de Oração Peregrinos do Monte Sinai, da comunidade Nossa Senhora da Penha, foi chamado a permanecer fiel à missão de todo cristão: anunciar Jesus Cristo e dar testemunho, em todo tempo e lugar, do encontro com Ele. Na noite do último sábado (1/7), cerca de 150 pessoas participaram da Eucaristia e das atividades comemorativas pelos 30 anos do grupo.
“Essa caminhada de três décadas é motivo de louvor e agradecimento a Deus”, disse aos integrantes do grupo de oração, o padre Donizetti Venâncio, SJ, pároco da Santíssima Trindade, reconhecendo que a Evangelização ganha um tom diferente com o carisma compartilhado pelo grupo na comunidade da Penha e no bairro Palmital.
Com liturgia da Solenidade São Pedro e São Paulo, a missa contou com participação de outros grupos de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) da Forania de Santa Luzia e teve o canto entoado pelo ministério de música Anjos de Luz.
“Espero que continuem a se preocupar com o Querigma, com o anúncio da Pessoa de Jesus, assim como fez Pedro e Paulo. Vivendo essa missão, de oferecer ao mundo a oportunidade de conhecer Jesus, o grupo de oração terá muito mais do que os 30 anos de agora”, garantiu Donizetti.
Ouça a homilia do padre Donizetti! Clique aqui
Grupo de Oração
Desde 1987, o Peregrinos do Monte Sinai tem como foco o anúncio de Jesus. Neste contexto, em 2013, Dulce Maria, hoje coordenadora do grupo de oração, teve a oportunidade de viver o encontro com Ele e reconhecer que “abrir o coração ao amor e perdão é o caminho primeiro para que Cristo seja testemunhado”.
Veja outras fotos em nosso Flickr. Clique aqui!
No ano de sua fundação, o grupo se reunia no prédio da escola infantil Pequeno Polegar, no setor 5. O coletivo foi ‘trazido’ para dentro da comunidade pelo padre Luiz Neis, SJ, após uma deliberação do arcebispo de Belo Horizonte, à época, Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, para que os grupos de oração estivessem em unidade com as comunidades de base.
Essa integração com a comunidade, nas pastorais e movimentos da paróquia é um testemunho bonito dos anos de caminhada do Grupo de Oração, reforçam os ex-coordenadores Milton Ilídio e Paulo Cardoso.
“Queremos unidade e participação dos integrantes do GO na vida comunitária”, recorda Milton, pois a experiência do grupo sugere que as “pessoas voltem a frequentar a Igreja, a participar das missas e a ter um tempo de doação e entrega nas atividades pastorais”, completou Paulo.
Teatro
A festa pelos 30 anos do grupo continuou com apresentação de uma peça teatral, escrita pela Piedade e produzida em parceria com o grupo Art Jovem. O roteiro faz menção ao capítulo 25 do Evangelho de Mateus e chama o público a ver Jesus no irmão que sofre e que espera da gente o cuidado e a acolhida.
Jubileu de Ouro
As comemorações terão um novo capítulo, no próximo domingo (9), a partir das 13h30, na Celebração do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica com toda a comunidade de fé da Paróquia Santíssima Trindade. O evento acontecerá na Praça da Juventude, Cristina A.
Uma missa, às 17 horas, concluirá o evento e, em função disso, não haverá a celebração das 19h30 nas igrejas de Nossa Senhora da Penha (Palmital B) e de Nossa Senhora da Paz (Cristina B). Programe-se e participe deste momento festivo.