Paróquia Santíssima Trindade celebra 19ª Festa para bem viver o sacramento da comunidade e da unidade

“Acolha-nos, porque somos Vossa propriedade!”

Centenas de fieis se reuniram, no último domingo (11), em frente à igreja Nossa Senhora da Paz para celebrar, adorar e contemplar a Trindade Santa. Na conclusão da 19ª Festa da Paróquia Santíssima Trindade, a memória do caminho percorrido por pastorais e comunidades deu sentido ao chamado e desejo de que sejamos “Igreja em Saída”. Fundo Social é apresentado à comunidade reunida. 

35256447825_4f120d27bf_z

“A Igreja de Jesus Cristo não tem portas, não se esconde nas sacristias, ela se faz presente na vida das pessoas e se encontra como comunidade”, afirmou o pároco, padre Donizetti Venâncio, SJ, ao destacar a beleza do espaço preparado para que fieis se reunissem nessa grande festa paroquial. 

Seguindo o rodízio de realização das festas, a Solenidade da Santíssima Trindade teve lugar, este ano, na comunidade da Paz (Cristina B) e eis que uma grande faixa à frente da igreja trazia o sentimento dos agentes pastorais anfitriões: “A Paz é da Trindade”. 

O que significa ser da Trindade? Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, nos quer perto d’Ele e caminhando com Ele. É isso o que celebramos nestes 19 anos de vida paroquial. Uma bonita festa, bem participada, feita e celebrada por pessoas que querem viver o Sacramento da Comunidade e da Unidade. E isso é viver no mistério da Trindade. 

Viver a Trindade na Comunidade

“Não é um santo ou uma santa que inspira a missão de nossa rede de comunidades, temos o privilégio de ter a Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, como padroeira e fonte de inspiração para que vivamos a santidade”. (Donizetti, SJ)

Ainda na noite de sábado (10), na celebração da Luz, padre Roberto Albuquerque, SJ, lembrou que a Trindade nos leva a ser pessoas abertas, acolhedoras e respeitosas, construidoras da unidade e da paz. 

Essas características são complementadas com a vontade de viver a experiência da misericórdia, compartilhando os talentos, qualidades e capacidades, dons do Espírito Santo, com a comunidade e com os irmãos, principalmente com aqueles que sofrem. 

Esse chamado foi feito para todos os presentes, em especial, aos 130 jovens, crismados na festa de Pentecostes (3/6), para que assumam seu lugar na vida e missão da Paróquia Santíssima Trindade. A eles, padre Donizetti disse que precisam levar a marca do cristão aonde o desafio esteja ainda mais presente. 

“Na escola eu não posso nem falar de Jesus… pois fale! Não posso nem abrir a boca no trabalho, pois abra! Leve o nome de Jesus a todos os lugares, pois essa é a nossa missão e é essa a missão que vocês receberam com o sacramento da Crisma”. 

Andavam falando pelo caminho…

A vida das comunidades e pastorais dá sentido ao tema da festa: “Andavam falando pelo caminho… a Trindade é Misericórdia”. E nestes 19 anos de vida paroquial, histórias e atos de acolhida, doação e alegria foram celebrados por pessoas que fizeram e fazem a vida acontecer na Paróquia Santíssima Trindade. 

“O sonho da moradia daqueles primeiros, não estava isento do desejo de celebrar a vida numa comunidade de fé”, recordou Deralda Souza, ao falar da constituição das primeiras comunidades (Paz, Penha, Guia, Santo Inácio e São José), antes mesmo da fundação da paróquia.

Já a coordenadora da Pastoral da Juventude, Michelle Martins trouxe aos presentes o caminho vivido, com suas dificuldades e tendo os desafios próprios deste tempo, pelas comunidades de São José de Anchieta, Bom Jesus, Santo Alberto Hurtado e Sagrada Família. 

35256188945_aec0ea9030_zEssa vida foi louvada em prece a Deus, no canto de Louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, quando pelas mãos da coordenadora da comunidade Santo Inácio, Maria do Carmo (Pretinha), o Ícone da Santíssima Trindade, que nas quatro últimas semanas, percorreu as comunidades, foi finalmente inserido no altar da Festa Paroquial. 

Com bonita participação dos fieis e intenso trabalho das pastorais da Liturgia, Ministros, Acólitos e Acolhida, a solenidade trilhou um caminho de unidade, zelo e alegria pelo encontro. Os jovens da Paz e do Art Jovem, junto aos novos crismados, acolhiam com afeto as pessoas que iam chegando para a celebração. 

Fundo Social Paroquial

O Fundo Social Paroquial foi apresentado pelo padre Donizetti aos fieis reunidos na 19ª Festa da Santíssima Trindade. Viver a experiência da Trindade é ter clareza de que a dignidade humana merece todos os esforços por parte do cristão. Por esse motivo, a paróquia quer continuar a trabalhar na promoção da vida e na construção de pessoas. 

O Fundo Social tem sua inspiração bíblica no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus, em que é possível entender toda a dimensão do cuidado com o irmão que sofre, pois todo ele é dedicado a essa construção da dignidade da pessoa humana. 

“Com a proposta, queremos responder às principais demandas sociais que chegam à secretaria e nas comunidades, além de apoiar o trabalho das pastorais do Idoso, da Criança, Carcerária e Vicentinos e o Projeto São José, que juntos integram a Rede Pastoral Social da Paróquia Santíssima Trindade”, disse Donizetti, SJ. 

Diante da conjuntura nacional e do aumento do número de desempregados, a atuação das pastorais sociais se faz ainda mais necessária, todavia, a contribuição com o Dízimo e outras entradas financeiras não têm apresentado evolução, daí, a necessidade da constituição do Fundo Social. 

Como participar?

O Fundo Social terá três fontes de captação de recursos: 1. Comunidades: com percentual fixo de repasse ao fundo; 2. Eventos: com a promoção de eventos e campanhas específicas para este fim; e 3. Carnê Social: com uma contribuição mensal.

O carnê social poderá ser adquirido na Secretaria Paroquial ou nas comunidades junto à Pastoral do Dízimo. A contribuição por ele será mensal e poderá ser feita também com a pastoral do Dízimo ou por depósito/transferência bancária para a Conta Corrente: 12.506-8; Agência 3040; Banco Itaú.

Para ver mais fotos da celebração,
acesse nosso Flickr! Clique Aqui!

Créditos: Pascom Parsantri

 

 

 

 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s