Crisma 2017! “Ser missionário é sua vocação a partir de agora!”

Jesus nos fez uma promessa:
Eu vou mandar o Espírito Santo, o Espírito de Deus!

34941272992_612b9339ab_z

Na certeza de que Jesus não deixaria desamparados os seus, cerca de 800 pessoas celebraram, na noite do último sábado (3/6), no Centro Cultural Calazans, a Solenidade de Pentecostes, ocasião em que 130 jovens, adolescentes e adultos da Paróquia Santíssima Trindade receberam o Espírito Santo, pelo Sacramento da Crisma. A celebração foi presidida por Dom Edson José Oriolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição.

“Ser confirmado, ser crismado, significa que a pessoa, preparada na catequese, recebe a força do Espírito Santo, essa grande Força Divina que ajuda-o a assumir a missão de testemunhar e anunciar a Boa Nova do Reino”, afirma Dom Edson.

O bispo recorda que a ausência de Jesus, após sua subida aos céus, era uma grande perda para a comunidade apostólica, mas, que em sua recomendação, o Cristo deixava claro que iria lhes mandar o Espírito Santo! E ao receber este Espírito, os apóstolos começaram a corresponder à missão de anunciar a mensagem de Jesus, a evangelizar.

“Ser missionário é a sua vocação a partir de agora”, exortou Dom Edson aos recém-crismados da Paróquia Santíssima Trindade. Cheios do Espirito Santo de Deus, esses adolescentes, jovens e adultos estão disponíveis para abraçar a missão, servindo à Igreja de Jesus Cristo.

Responsável pela experiência comunitária na Paróquia Santíssima Trindade, o pároco, padre Donizetti Venâncio, SJ, mostrou-se feliz e certo de que as comunidades e pastorais estão e estarão sempre abertas para acolher esses novos missionários, com o testemunho bonito da fé que professam.

Crismados

Após um ano e meio de preparação, com encontros semanais em turmas de catequese nas comunidades Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Guia, Santo Inácio, São José e São José de Anchieta, os jovens receberam, finalmente, a unção sacramental com o Óleo Perfumado do Crisma.

Com a alegria própria da juventude e de quem faz o encontro com o Cristo Ressuscitado, os novos confirmados na fé comemoram a conclusão nesta etapa que se conhece como Iniciação Cristã. Nas redes sociais, davam testemunho da importância deste momento em suas vidas.

“Hoje eu recebi o Espirito Santo em minha vida e dou graças por isso”, agradece em prece, Júnia Soares, da comunidade Santo Inácio.  Os irmãos Ladeia, Taylor e Tassyane, entenderam bem o que celebravam: “a crisma é a confirmação do batismo que nós recebemos quando nascemos! Hoje nós viemos confirmar nossa fé no Senhor”, postou Tassyane, em seu perfil no Facebook.

A saber, os sacramentos da iniciação (batismo, confirmação e eucaristia) lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia.

Veja fotos da celebração em nosso Flickr. Clique aqui!
Veja fotos da unção em nosso Flickr. Clique aqui!
Créditos das fotos: Clayton Henrique / Pascom Parsantri

Mensagem aos padrinhos

Dom Edson aos padrinhos e madrinhas, disse ser pessoas privilegiadas e agraciadas, contempladas pelos jovens para estar com eles neste momento em que recebem o Espírito Santo. A eles recomendou proteger esse afilhado/a na oração e na vida diária. 

“Acolha seu afilhado, pois é sua missão protegê-lo para que ele possa testemunhar, cada vez mais, a própria fé. Isso é Pentecostes! Isso e mostrar que Deus continua agindo silenciosamente na vida da Igreja e na vida de cada um de nós”.

Aos crismandos disse que não estarão sozinhos, terão alguém que irá interceder junto de Deus para que vivam verdadeiramente a experiência missionária de quem recebe o Espírito de Deus.

Ouça a homilia de Dom Edson. Clique aqui!

O processo catequético

O caminho catequético vivido pelos recém crismados foi feito com o desafio, assumido pelos catequistas, de trazê-los para dentro da experiência diária das comunidades de fé. O coordenador paroquial da Catequese de Crisma, Adriano Alcântara aponta que foi uma jornada bonita e inspiradora.

“A alegria dessa juventude que quis estar presente e participar daquilo que a eles foi proposto é de uma maravilha sem igual. Expandimos a Catequese Narrativa para novas experiências missionarias, com o objetivo de tê-los como membros efetivos na vida comunitária”.

34974725501_833011c631_z

A Coordenação Ampliada da Catequese Paroquial aproximou o trabalho das etapas com o objetivo de ter os jovens como protagonistas em sua missão, seja na Igreja, no trabalho, na família ou na escola.

Questionado sobre o que se espera dos recém-crismados, Adriano afirmou ser preciso deixar-se impulsionar pelo Espírito Santo e dar continuidade às ações de missão e às visitas nas comunidades da Paróquia, pois a Boa Nova experimentada na Catequese de Crisma deve ser anunciada com alegria em todos os lugares e para todas as pessoas. 

“Eles são líderes, e de jovens assim esperamos que tenham projeção nas comunidades e pastorais. É importante que conheçam realidades e desafios em sua comunidade e nas comunidades-irmãs que constituem a paróquia.

Catequista apaixonada pela juventude, Glaucilene Martins, da Paz, deixou claro que a caminhada não chegou ao fim com a celebração da Unção Sacramental.

“É bom saber que gostaram deste momento que foi todo preparado com muito carinho, agora Deus nos reserva muitos outros encontros e de vocês, crismados, queremos continuar unidos na fé e na missão”. 

Concelebraram a Eucaristia, os padres Donizetti Venâncio, SJ, pároco da Santíssima Trindade e Roberto Albuquerque, SJ, vigário paroquial; os colaboradores Jackson Carvalho, SJ e Carlos Cardoso, SJ, além do Felix Lopes, SJ, que em visita às comunidades também acompanhou este momento importante à vida paroquial. 

Próximo encontro 

O próximo encontro dos crismados será no domingo, dia 11, a partir das 16 horas, na Solenidade da Santíssima Trindade. Na celebração eucarística da 19ª Festa Paroquial, irão receber a lembrança do Crisma e receberão a bênção de envio para a missão nas comunidades de fé da paróquia.

Neste ano mariano, em que recordamos os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, rogamos que ela seja companheira dos que receberam a unção com o óleo perfumado do Crisma, confirmando assim a fé que receberam de seus pais no Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

34941092352_ac76d7c9df_z

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s