Com a proposta de aprofundar o debate e entendimento sobre a Campanha da Fraternidade 2017, a Paróquia Santíssima Trindade convida agentes pastorais, coordenadores e todas as pessoas interessadas no diálogo sobre “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” para a primeira Formação Integrada do ano.
O encontro será na comunidade Nossa Senhora da Penha, neste sábado (11/3), das 15 às 18 horas. A metodologia adotada pela Comissão Paroquial de Formação inclui uma roda de conversa com a bióloga e professora, Cristiane Almada e o gestor e ativista ambiental e cultural, Gibran Muller.
Além disso, o encontro vai abordar, a partir dos objetivos específicos da CF-2017, o contexto da realidade local levantando possibilidades de ações concretas, com a colaboração de facilitadores técnicos.
A saber, este trabalho será dividido da seguinte forma:
- Populações Originárias: Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver. Facilitadora Técnica: Marilene Odara.
- Biodiversidade: Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro. Facilitador Técnico: Maria Alves.
- Bioma e concentrações populacionais: Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere. Facilitadora Técnica: Cristiane Almada.
- Articulação em rede: Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro. Facilitadores Técnicos: Rodolfo e Fátima.
- Políticas Públicas: Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos. Facilitadora Técnica: Suzane Duarte.
- Cultura do Bem Viver: Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda ás necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza. Facilitador Técnico: Fernando Tiscanero, sj.
Por fim, esse itinerário formativo será concluído (neste dia) com a intervenção do padre Delmar Cardoso, sj, que irá falar sobre a conversão ecológica. Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’ e sua relação com o espírito quaresmal.
SERVIÇO: FORMAÇÃO INTEGRADA – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Quando: Sábado, 11 de março, das 15 às 18 horas
Onde: Comunidade Nossa Senhora da Penha
Avenida Iolanda Teixeira da Costa, 1.606 – Bairro Palmital B