Abertura da CF-2017 destaca biomas brasileiros e chama fieis à Defesa da Criação

em

A Paróquia Santíssima Trindade reuniu suas comunidades de fé, nesse domingo (5/3), para a celebração de abertura da Campanha da Fraternidade 2017. Com ampliado trabalho da área de Catequese e bonita participação de mais de 600 fieis, o momento foi de chamado à responsabilidade e cuidado com a criação, dom Deus. 

Veja fotos em nosso FLICKR! Clique aqui.

Ao  fazer o caminho quaresmal dialogando sobre “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” toda a comunidade de fé deve ser envolvida nas ações que denunciam a morte dos conjuntos de vida que convivem e se entrelaçam em todo o país. 

Com um tema oportuno e pertinente a cada um de nós, a CF-2017 é um convite para o entendimento e diálogo sobre a biodiversidade do Brasil e as ameaças que elas tem enfrentado. É hora de “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

Biomas Brasileiros

Ao iniciar os preparativos para a celebração do 1° Domingo da Quaresma, data em que a Campanha da Fraternidade é apresentada aos fieis da Santíssima Trindade, uma questão logo se apresentou como possibilidade de entendimento. Afinal, o que é um bioma. 

IMG_0317

Chamado para nos ajudar a refletir sobre a temática da CF-2017, Emmanuel Almada, biólogo e doutor em Ambiente e Sociedade afirmou que biomas são conjuntos de seres vivos de uma determinada região. No Brasil, seis são os biomas reconhecidos: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. 

Além de toda a relação em função da similaridade da vegetação e do clima, os biomas trazem consigo a marca e a relação com as pessoas e povos que vivem, amam e cuidam de ambientes que possuem uma biodiversidade biológica própria.

Defesa da Vida

A defesa da vida passa pelo cuidado com a biodiversidade local e ganhou um grande apoiador que ao escolher seu nome trouxe consigo toda a importância, necessidade e urgência do debate e atitude ecológica. O papa Francisco, em sua mensagem, recorda que cada criatura precisa ser respeitada e entendida e que todas elas estão interligadas. 

“Além de denunciar os enredos colossais do Sistema do Capital que tanto ameaçam as espécies, inclusive a humana, é preciso assumir o caminho dos construtores e construtoras do Reino de Deus”, afirma Emmanuel. Segundo ele, o consumismo e o descarte alimentados pelo capitalismo tem levado à sociedade ao abismo local e mundial. 

IMG_0352

Entre os objetivos da CF-2017, conhecer e comprometer-se com a criação, em especial modo aos biomas brasileiros, é gesto de conversão e missão pela defesa da vida. Assim, os participantes da celebração puderam dialogar sobre duas questões apresentadas pelo padre Donizetti Venâncio, sj. Ainda em tempo de você respondê-las em casa:

  1. De que modo a Campanha (e a problemática por ela apresentada) afeta nossa vida?
  2. É possível assumir um compromisso pessoal em defesa da Vida e da Criação?

Trabalho da área de catequese

Grande esforço e demonstração de conhecimento que merecem ser aplaudidos de pé! Assim, cerca de 100 pessoas, entre catequistas, adolescentes e jovens da Área de Catequese da Paróquia Santíssima Trindade apresentaram os seis biomas brasileiros a quem chegava à Creche Senhora da Paz para a celebração. 

IMG_0331

Do Amazonas até o Pampa, passando pela Caatinga e o Pantanal, até chegar à Mata Atlântica e ao Cerrado (esses dois os mais presentes em Minas Gerais) eles fizeram maquetes, trouxeram habitantes tradicionais e ofereceram produtos regionais. 

Alem desse esforço bonito da catequese, a sensibilidade ao cuidado com a Criação foi reforçada pelo grupo Art Jovem. O coletivo da comunidade Nossa Senhora da Penha realçou a importância de manter viva a esperança e o envolvimento com a defesa da vida. “Flores nascerão no asfalto, flores nascerão no asfalto”. 

IMG_0361

Era só o princípio

O diálogo sobre a Campanha da Fraternidade apenas começou. Já no próximo sábado (11/3), coordenadores e integrantes das comunidades e pastorais da Santíssima Trindade são chamados para a 1ª Formação Integrada do ano. O encontro ocorrerá na Igreja Nossa Senhora da Penha, das 15 às 18 horas. 

Além disso, os grupos de Circulo Bíblico e as demais pastorais são convidadas a realizar os encontros da Campanha da Fraternidade e a Via Sacra propostos no material elaborado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s