Paróquia Santíssima Trindade reuniu Conselho Pastoral para um dia de oração e planejamento

em

O Conselho Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade esteve reunido no último domingo em um dia de oração no Recanto Coqueiro D’Água, em Santa Luzia. A experiência buscou promover o encontro das lideranças pastorais e comunitárias para avaliação da caminhada de 2016 e orientações para o planejamento de 2017.

31069823170_518b9e0d95_z

Ao todo, 30 coordenadores de todas as comunidades e da maioria das pastorais e movimentos estiveram presentes. O encontro teve assessoria do padre Jackson Carvalho, SJ. Ele conduziu uma manhã de oração tendo como inspiração “A comunidade paroquial unida na Trindade”.

Veja as fotos do encontro em nosso Flickr. Acesse aqui.

“A Igreja é sacramento, sinal e instrumento de comunhão. Ela tem sua origem na Santíssima Trindade”, ressaltou padre Jackson. Para ele, uma paróquia mais do que imaginar ou criar novas estruturas, permite recuperar as relações interpessoais e de comunhão como fundamento para a presença eclesial.

No término da oração, os conselheiros partilharam a experiência tendo três questões como inspiração: a realidade paroquial, as conquistas da missão e os desafios para melhor viver a paróquia. A oração final destacava o desejo de “pedir a graça de ouvir o chamado de Jesus para viver a comunhão de amor com ele, no serviço aos irmãos e irmãs”. 

Planejamento Pastoral

O trabalho de planejamento da Paróquia Santíssima Trindade para o ano de 2017 teve início antes mesmo da Assembleia Paroquial realizada em 2 de novembro. No encontro de domingo, antes de fechar datas do Calendário, coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos dialogaram em uma roda de conversa sobre o resultado do Plano Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, resultado da 5ª Assembleia do Povo de Deus.

31069577300_dd3bd350c0_z

A ação foi importante para reforçar o sentido e missão de uma rede paroquial inserido no contexto de uma ordem maior. Conforme o Concilio Vaticano II, a paróquia só pode ser compreendida a partir da Diocese, que é uma Igreja Particular, porção do Povo de Deus. Portanto, o Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte irá permear, nos próximos anos, as ações prioritárias da Paróquia Santíssima Trindade. Ele estará diretamente vinculado às ações de Evangelização, Formação, Comunicação e Ação Social. 

“Proclamar a Palavra de Deus é o nome do nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modular de todas as nossas ações e de nosso testemunho. (…) Tudo o que se fizer, promover e vivenciar tem que ser fecundo pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compromisso de cada um de nós” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte). 

Calendário Paroquial 2017

Reduzir para melhor articular e viver a caminhada! Esta é a orientação dada aos coordenadores de comunidades e pastorais para a apresentação de datas e atividades que irão integrar o Calendário Paroquial 2017. Valorizar ações conjuntas em prol da evangelização, formação, ação social e comunicação, prioridades paroquiais referendadas em novembro deste ano. 

Os coordenadores receberam o calendário base, que contêm as datas de festejos comunitários e atividades como as semanas Magis e Social, alem do relatório final da Assembleia Paroquial que recorda as sugestões indicadas pelos delegados para as quatro áreas prioritárias. 

A devolução dos calendários comunitários e das pastorais deve acontecer até o dia 20 de dezembro, véspera do recesso da Secretaria Paroquial. Além disso, os coordenadores e seus conselhos comunitários e coordenações pastorais irão devolver à Secretaria as respostas do Diagnóstico da demanda por formação. 

31439604375_34e2fe8a36_z

Motivação das atividades prioritárias

Três áreas prioritárias do Plano Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade terão o suporte de pessoas responsáveis pela articulação das ações. A saber: 

Ação Social: Maria de Fátima Gonçalves permanecerá à frente das atividades sociais da paróquia. A ela compete motivar e animar as comunidades e pastorais para o diálogo com a realidade e os desafios sociais no contexto local. 

Formação: Luciene Bernardes após deixar a coordenação da Catequese foi convidada para , articular e motivar, com a ajuda dos estudantes jesuítas e outras lideranças, as ações de formação, sejam elas integradas ou a partir da demanda da comunidade e/ou pastoral. 

Comunicação: Marcelo Barbosa vai articular as ações de comunicação tendo como objetivo primeiro ampliar a equipe da Pastoral Paroquial de Comunicação. 

A espiritualidade não está diretamente citada como uma das quatro áreas de atuação paroquial, todavia, entende-se que ela perpassa todas elas. Assim sendo, para fortalecer a experiência espiritual das lideranças comunitárias e pastorais, a Paróquia Santíssima Trindade vai contar com o trabalho da Maria das Graças Alves, a Graça, para articulação deste trabalho.

A parceria com a Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte permanecerá em 2017. No entanto, a Paróquia irá se esforçar para consolidar uma equipe local de vivência e oferta da espiritualidade. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s