Retiro Inaciano aconteceu no último final de semana e foi… surpreendente

em

O último final de semana foi vivido intensamente por 25 agentes pastorais da Paróquia Santíssima Trindade. No Cenáculo, casa de retiros em Belo Horizonte, experimentaram um tempo de encontro com Deus, consigo mesmo e com o próximo, por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

VEJA FOTOS EM NOSSO FLICKR! CLIQUE AQUI.

No momento final deste tempo de silêncio, oração e partilha, o acompanhante espiritual do grupo, padre Delmar Cardoso, SJ recordou durante sua homilia, na Eucaristia do 1º Domingo do Advento, a importância de manter firme a esperança em Deus e do encontro com Ele em todo o tempo, para além do período de um retiro. 

Integrante da comunidade Bom Jesus, no Belo Vale, Dejanira da Luz afirmou ter se sentido bem no retiro ofertado pela Paróquia Santíssima Trindade, mesmo sentimento externado pela coordenadora paroquial da Pastoral da Criança, Nelcina Neto.

Maria do Carmo, a Pretinha, é a atual coordenadora da comunidade Santo Inácio. Ao finalizar sua participação no retiro, reafirmou sua importância para a caminhada e recomendou aos demais fieis a participação em encontros e dias de oração oferecidos pela paróquia com o apoio dos jesuítas.

“Foi surpreendente este retiro, é maravilhoso estar aqui, sentimento forte da presença de Deus na minha e na vida dos irmãos e irmãs. Aqueles que não puderam estar aqui, que consigam reservar momentos de suas vidas para este encontro com Deus, vale a pena!” 

Espiritualidade Inaciana na Paróquia Santíssima Trindade

O Retiro Inaciano é realizado anualmente pela Paróquia Santíssima Trindade. São três dias de plena dedicação à oração, à partilha e ao encontro com Deus. Geralmente realizado no último final de semana de Novembro, o retiro não é o único momento de vivência da Espiritualidade Inaciana na rede de comunidades. 

Os interessados em vivenciar este modo de rezar deixado por Santo Inácio de Loyola têm, no decorrer do ano, as manhãs de oração, o retiro no Carnaval e os dias de oração “Nos Caminhos de Inácio”. Desde 2015, a paróquia conta com a preciosa colaboração da Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte. 

Ao falar sobre o Retiro ofertado nos dias 25, 26 e 27 de novembro, padre Donizetti Venâncio, SJ, nosso pároco, considera os participantes como fermento na massa, no sentido de fazer crescer a vivência da oração em todas as comunidades. 

“Trata-se de um pequeno grupo, mas com certeza serão fermento na massa depois desse retiro. Assim pensava Santo Inácio. O minimo que se universaliza e se espalha pelo mundo. Desejo que este grupo se espalhe pela paróquia, levando o perfume de Cristo e ajudando as pessoas descobrirem o sentido da vida. Em tudo amar e servir.”

Colaboradora em diferentes atividades na Paróquia, Maria Aparecida (Cida), da Igreja Nossa Senhora da Guia, comunga do desejo do pároco da Santíssima Trindade. Recorda ela, que a vivência da espiritualidade é uma experiência única, que ajuda-nos a compreender a infinitude do amor de Deus. “É maravilhoso amar e servir!”

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s