“As mulheres têm muito a dizer-nos na sociedade atual.
Às vezes somos demasiado machistas, e não deixamos espaço à mulher.
Mas a mulher sabe ver as coisas com olhos diferentes dos homens”.
Papa Francisco (18 de Janeiro de 2015, Filipinas).
A luz dessa mensagem do Papa Francisco, a Paróquia Santíssima Trindade irá realizar, mais uma vez, a Semana Social que neste ano terá como tema o desejo de “Saber ver as coisas com olhos diferentes” e o lema “Na diversidade do olhar, gestar nova vida”.
A Semana Social acontece entre os dias 7 a 13 de agosto e é aberta à participação de quem deseja dialogar sobre Participação Social, Combate à Violência e Mulheres.
“Os temas são propostos dentro do contexto social-politico-pastoral no qual estamos envoltos. Este ano, a violação e/ou limitação dos direitos das mulheres faz com que tenhamos atenção especial à temática”, afirma Maria de Fátima Gonçalves, coordenadora da Rede Social Paroquial e uma das organizadoras do evento.
Os encontros em uma intensa semana de atividade propõem a valorização da cultura da paz e do diálogo e buscam recordar a importância dos laços afetivos seja na família, entre vizinhos, amigos, grupos distintos e comunidades, para que além daquilo que separa, haja a união daqueles que querem o bem das outras pessoas no fortalecimento da caminhada.
O cronograma da Semana Social envolve três importantes atividades: um Dia de Mobilização, o Fórum de Debates e uma Manhã de Serviços, conforme o calendário abaixo.
- Dia de Mobilização
7 de agosto (domingo), nas missas da Paróquia Santíssima Trindade, na Praça da Savassi (Palmital) e na Estação do Move (Cristina) - Fórum de Debates
9 a 12 de agosto (3ª a 6ª feira) das 20h às 21h30 no Espaço Providência da Comunidade Nossa Senhora da Penha. - Manhã de Serviços
13 de agosto (Sábado) das 9h às 12h nos espaços externos (pátio, salas e salões) da comunidade Nossa Senhora da Penha.
Fórum de Debates
O Fórum de Debates é um caminho percorrido em quatro noites de conversas, partilhas e aprofundamento em questões relacionadas à temática da Semana Social. De 9 a 12 de agosto, sempre das 20h as 21h30.
O itinerário será aberto na 3ª feira (9) com um dialogo teológico-pastoral-comunitário sobre a mulher e sua presença e participação no contexto religioso-social. A expressão do dia é “Sou só costela?“. Já na quarta-feira (10), o debate segue a lógica das “Mulheres pelo bem comum“, fazendo memória das relações que geram vida, a partir dos gestos de amizade e cuidado.
“Em briga de marido e mulher…” é a motivação para que os participantes façam um debate sobre a violência doméstica em suas diversas formas. É preciso se dar conta da violência que praticamos e isso faremos na 5ª feira (11). O Fórum chegará à sua conclusão com uma mesa de debates sobre a participação efetiva da mulher na sociedade. “Meu lugar é…”
Manhã de Serviços
A programação deste ano tem uma novidade: o horário do dia de serviços. Ao invés da tarde, as atividades de apresentação da rede social paroquial e das entidades sociais parceiras da Paróquia Santíssima Trindade irão acontecer das 9 às 12 horas.
Neste dia, diferentes serviços serão oferecidos aos participantes. Acesse nosso site na próxima sexta-feira e confira a programação completa.
Local das atividades
O Espaço Providência (salão comunitário da Igreja Nossa Senhora da Penha) será o local principal das atividades da Semana Social. O endereço é Avenida Yolanda Teixeira da Costa, 1.606 – Palmital B.
As linhas de ônibus que atendem a região são:
- Para quem vem de Santa Luzia: o 813 (Industrial Americano / Cristina) ou 813 (Kennedy / Palmital).
- Para quem vem de Belo Horizonte, a opção é pegar as linhas do Move Metropolitano (410c, 411c, 412H, 413C, 414R) em direção à Estação Terminal São Benedito. Neste ponto pegar o linha alimentadora 4335 (Palmital B / Estação São Benedito) que tem ponto na porta da igreja.