Que festa! Muitos motivos para bendizer a Deus pela Festa de Santo Inácio

em

Com alegria e devoção a comunidade Santo Inácio celebrou seu padroeiro nesse domingo (31/7). Além da ação litúrgica própria ao fundador da Companhia de Jesus, a festa recordou os 25 anos da ‘igrejinha’ do Cristina C, a nova coordenação comunitária e o encerramento da Semana Magis na Paróquia Santíssima Trindade. 

Em sua homilia, padre Donizetti Venâncio, SJ destacou a vida de Santo Inácio, ele que foi capaz de deixar tudo (o castelo de Loyola, seu país, sua família, os anseios pelas honras humanas) para seguir o Cristo Jesus. Exatamente como diz o Evangelho desse domingo.

Parafraseando o evangelista, Donizetti recordou que se você não for capaz de deixar tudo, não pode ser discípulo. “Temos que ser capazes de fazer o que Santo Inácio fez, botar o pé na estrada e levar a alegria do Evangelho a todas as pessoas”, afirmou.

Os 25 anos da comunidade

“A comunidade tem que ser capaz de assumir o que o Evangelho pede. Ela não pode ser encruada, como um pão que não cresce”, disse Donizetti, ao recordar que a comunidade Santo Inácio tem muitos motivos para celebrar seu Jubileu de Prata, pois reúne um grupo de pessoas, que caminha, avança e que está presente no dia a dia da Igreja. 

O Jubileu acontece mesmo em novembro, mês de fundação da comunidade, porém a celebração do padroeiro foi uma oportunidade para chamar as comunidades-irmãs a estar juntas nesta comemoração especial. Isso foi feito no decorrer do Tríduo Preparatório, nos dias 27, 28 e 29 de julho. 

“Que bonito é receber os irmãos de todas as comunidades em nossa festa”, comemorou Ivanir Helena, coordenadora da Liturgia, ao destacar a chegada da comunidade de São José de Anchieta à igreja de Santo Inácio: “era gente que não acabava mais”.  

A festa continuou no sábado (30), com celebração eucarística e barraquinhas. E a comunidade permanece mobilizada para viver seu jubileu até o mês de novembro. Outras atividades festivas e missionárias serão realizadas. 

Nova coordenação

Ao final da solenidade, Ana Maria Fontes (Aninha) e Maria do Carmo (Pretinha) foram convidadas ao altar pelo padre Donizetti. Acontecia naquele momento a instituição da nova coordenação da comunidade Santo Inácio. Após um período de discernimento, Pretinha foi o nome eleito pelo Conselho Comunitário para  conduzir a comunidade na unidade paroquial nos próximos 3 anos. 

IMG-20160731-WA0050

Magis

Graças a Deus a semana teve muitas atividades, entre as quais, as Experiências Magis. Promovidas pelas pastorais da Catequese e da Juventude para todos os jovens da Paróquia, as ações aconteceram de domingo a domingo, em uma semana repleta de momentos de encontro, partilha, oração, convivência e alegria. 

O ponto chave, porém, foi celebrado na comunidade de Santo Inácio, no dia do padroeiro, fundador da Companhia de Jesus, que nos presenteou com este termo, este encontro e este modo de proceder, que nos coloca na presença do outro para um convívio sincero, repleto de amor e serviço. 

Antes de participar da eucaristia, os jovens fizeram uma peregrinação da igreja de Nossa Senhora da Guia, no Palmital A, até o Cristina C. No caminho, visitaram famílias atendidas pelas pastorais Carcerária, da Criança, da Pessoa Idosa e pelos Vicentinos. Uma parada foi feita na igreja Nossa Senhora da Paz e finalmente o encontro com a comunidade em festa. 

“O jovem gosta de desafio! Quem trabalha com jovens deve colocar desafios. O jovem gosta de subir montanhas e descer vales” reforçou o padre Donizetti. Para ele não é possível esperar a próxima jornada, o próximo Magis, para promover esse tipo de atividade, aos coordenadores de pastorais e grupos ele sugeriu criar e viver isso mais vezes ao longo do ano. Finalizou dizendo: “Foi uma semana magnifica!”

IMG-20160731-WA0065

Veja outras fotos em nossas redes sociais: Flickr, Instagram, Facebook e Youtube

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s