Crismandos irão celebrar pentecostes na noite deste sábado

A Pastoral da Catequese de Crisma promove, neste sábado (14/5), a vigília de Pentecostes com crismandos e grupos de jovens da Paróquia Santíssima Trindade. O encontro terá início às 20 horas, na Igreja Nossa Senhora da Penha, no Palmital B, e quer unir os corações jovens das comunidades de fé para um rico momento de oração com o Espírito Santo. 

20150523_174748

A festa de Pentecostes celebra, sobretudo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o divino Espírito Santo, a alma da Igreja. Não se pode conceber vida cristã nem Igreja sem a presença e ação do Espírito Santo. Nós cremos no Espírito Santo, “que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”, como recorda Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira(PB).

Esta festa reúne a todos e conclui o Tempo Pascal, cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes. É o contrário de Babel. No Espírito Santo, espírito de amor e unidade, todos podem entender-se. Há uma variedade de dons, mas todos eles a serviço da unidade. Cada pessoa recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. Pelo batismo, o Espírito gera um só Corpo, o Corpo de Cristo, sem distinção de pessoas.

Na solenidade de Pentecostes, que vamos celebrar no domingo (15/5), o Espírito Santo vem e é acolhido por Maria e os Apóstolos reunidos em oração, no cenáculo, por ocasião da festa hebraica de Pentecostes. Os sinais de sua presença são destacados ao iluminar e animar os discípulos, levando-os a superar o medo e a anunciar o Evangelho.

O Espirito une os que falavam línguas diferentes, fazendo-os compreender a pregação dos Apóstolos, “pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At 2,8). Portanto, quem recebe o Espírito Santo promove a unidade e testemunha o Evangelho, com coragem e alegria.

Assim são chamados os jovens que buscam o sacramento da confirmação.  Chamados para viver sem medo a lógica do amor e do serviço, prática comum ao Cristo e reforçada com a presença do Santo Espírito. 

Informe-se com seu catequista sobre a disponibilidade do transporte de sua comunidade até a igreja de Nossa Senhora da Penha e participe! 

PS.: com informações do artigo “Pentecostes: festa da unidade e da missão”, de Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira(PB), no site da CNBB. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s