Cláudio Paul é visita mais que ilustre nas comunidades da Santíssima Trindade

“(…) nos finais de semana, aproveito para visitar os amigos, nas comunidades aqui da Santíssima Trindade, que estão sempre no meu coração.” (Padre Cláudio Paul, SJ)

A Paróquia Santíssima Trindade recebe, neste mês de fevereiro, a visita do padre Cláudio Paul, SJ. Ele, que viveu parte de sua vida religiosa nestas terras, há três anos dedica sua ação pastoral e missão na América Central, mais precisamente, em Cuba.

Na Quarta-feira de Cinzas (10/2), além de presidir a eucaristia na comunidade Nossa Senhora da Penha, conversou conosco para a edição dessa notícia. Já no domingo (14/2), co-celebrou a eucaristia, na Abertura da Campanha da Fraternidade na Paróquia Santíssima Trindade. Neste dia, sua mãe, Terezinha Paul, também estava presente. 

Confira a homilia da celebração da 4ª Feira de Cinzas, presidida por ele, na Comunidade de Nossa Senhora da Penha, no Palmital. Neste dia, ele nos recordou as três dimensões da Quaresma: a Oração, o Jejum e a Esmola. Essas três coisas nos ajudam a pensar em aspectos da vida humana: a relação com Deus, a relação com as coisas e a relação com o outro. Confira! OUÇA AQUI.

Indagado com a pergunta que tantos agentes pastorais já nos fizeram (por onde tem andado o padre Claudio), lembrou que já são três anos de missão no país caribenho, trabalhando em um Centro de Espiritualidade e nas Escolas de Perdão e Reconciliação, atividade iniciada na Colômbia e, hoje, já presente em 14 países, incluindo o Brasil.

“Lá em cuba, nós, os jesuítas, temos basicamente o trabalho em paróquias, por não termos muita oportunidade ou possibilidade de fazer outras coisas”, recorda padre Cláudio, que além do apoio nas comunidades de fé, trabalha com Espiritualidade Inaciana, na condução de retiros, sejam os de final de semana, de oito dias ou na vida diária, tanto com religiosos, como para leigos e jovens.

OPS: As escolas de perdão e reconciliação somo como uma espécie de treinamento feito com as pessoas que querem aprender a fazer um caminho de perdão e reconciliação em sua vida e trabalhar pela cultura de paz e não violência.

CUBA – BRASIL

Adaptar-se ao novo endereço parece não ter sido uma experiência difícil ao padre Cláudio. Ao dialogar sobre as características do povo cubano, com o qual convive hoje, ele foi direto ao afirmar que são muito parecidos com os brasileiros.

“O jeito de ser, o tipo físico, até a comida, eles gostam muito de comer o arroz com feijão, prato tão comum aos brasileiros”, recorda padre Cláudio, que não parou por aí. O povo cubano tem muito carinho pelo Brasil, mantêm contato com a nossa cultura, seja na música (ouvem muito Roberto Carlos) ou no esporte. “Além de acompanhar o futebol brasileiro, adoram as novelas produzidas aqui”, disse.

O povo cubano é muito alegre e tem uma música bastante variada. Para o padre Cláudio é impressionante um país tao pequeno ter tamanha variedade musical.

“É um povo muito lutador, especialmente os cristãos, que em cuba passaram tempos muito difíceis entre as décadas de 60 e 90, hoje já têm mais liberdade para viver a própria fé, mas é um povo que soube resistir a situações muito difíceis no passado”. 

A visita ao Brasil tem um objetivo
(complementado pela visita aos amigos da Santíssima Trindade)

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) oferece, neste mês, alguns cursos intensivos, nos quais, dois contam com a colaboração do padre Cláudio, que conduz as aulas todos os dias da semana, pela manhã, permitindo a ele, usufruir dos finais de semana para estar na companhia dos amigos. 

“Dou aula todos os dias, pela manhã conduzo o curso intensivo, e nos finais de semana aproveito para visitar os amigos nas comunidades aqui da Santíssima Trindade que estão sempre no meu coração“. 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s