Retiro de Carnaval reúne jovens e adultos e convida-os a viver a misericórdia que vem de Deus

em

A Paróquia Santíssima Trindade promoveu, nos dois últimos dias do feriadão, a 5ª edição do Retino Inaciano no Carnaval. Mais de 100 pessoas, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos participaram do encontro. Com o tema “Olhar o rosto de Jesus, o rosto da Misericórdia”, a atividade foi realizada em parceria com a Comunidade de Vida Cristã (CVX-BH) e os Jesuítas do Brasil.

Iniciado na noite de segunda-feira (8/2), o retiro reuniu adultos e idosos na igreja de Nossa Senhora da Penha, no Palmital. Lá, cerca de 80 pessoas foram acompanhadas pelas integrantes da Comunidade de Vida Cristã de Belo Horizonte e por agentes pastorais da paróquia que já atuam na condução dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

Já na comunidade de Nossa Senhora da Paz, no Cristina, mais de 30 jovens e adolescentes participaram da atividade de abertura do Retiro. A atividade contou com Oficio Divino da Juventude, apresentação dos passos da Oração Inaciana e motivação ao encontro, baseada na exortação do papa Francisco para o Ano Santo da Misericórdia. 

_DSC0408“Há momentos em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai, (MV 3) que é rico em misericórdia, à semelhança de Jesus de Nazaré, que é o rosto da Misericórdia do Pai”. (Papa Francisco)

O encontro foi concluído, no primeiro dia, com a história da Carta de Clara, que narra a vida de uma jovem que experimentou a misericórdia de seus pais, após viver o fundo do poço em consequência das escolhas mal-feitas na vida. Lençóis, toalhas e panos brancos foram utilizados para recordar o quanto Deus age com misericórdia para com seus filhos.

3ª feira

Quem decidiu por participar do encontro experimentou, na terça-feira de Carnaval (9/2), nos momentos de oração pessoal, um exercício de misericórdia consigo mesmo e também com os outros. _DSC0385Os dois pontos de oração, conduzidos na parte da manhã, tanto para jovens quanto para adultos, convidavam os fieis a um tempo de silêncio e diálogo com o Senhor, Pai Misericordioso.

À tarde, por mais de uma hora, adultos e jovens estavam reunidos em pequenos grupos para falar do encontro que tiveram com Deus no Retiro de Carnaval. Na partilha, cada participante também elaborou um cartão com os frutos saboreados no decorrer do dia. Ao som da música “Amigo”, de Roberto Carlos, os participantes iam se despedindo do feriado de um modo diferente. 

O retiro foi concluído nas celebrações eucarísticas, presididas pelos padres Elton Vitoriano, SJ, na Penha com os adultos, e Roberto Albuquerque, SJ, na Paz com os Jovens. A parceria, entre CVX-BH e Paróquia Santíssima Trindade, vem ocorrendo desde o início do ano passado, com a formação “Nos caminhos de Santo Inácio”. 

A partir de agora, a paróquia dará continuidade à experiência iniciada no Carnaval, com o Retiro Quaresmal, proposto pela equipe de espiritualidade da Província Brasil dos Jesuítas. O material pode ser lido on-line, para isso, clique aqui

O subsídio, divulgado pelo SIES de Manaus (Serviço Inaciano de Espiritualidade), proporciona uma experiência de oração pessoal durante o tempo litúrgico da quaresma, período de preparação para a Páscoa.

Veja as fotos do retiro de adultos aqui e de jovens aqui. Assista aos vídeos produzidos no encontro dos jovens! Acesse nosso Youtube.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s