Sacramento do Matrimônio na Paróquia Santíssima Trindade: saiba como agendar

em

A celebração do casamento religioso deve ser uma verdadeira festa para os noivos, suas famílias e convidados. Nela seja ressaltada a riqueza da Palavra de Deus, da oração comunitária e gestos próprios do sacramento. Seja preparada de acordo com o ritual do matrimônio e de preferência, em conjunto com os noivos, no processo da preparação matrimonial.

A Paróquia Santíssima Trindade segue  os orientações do ‘Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental’ da Arquidiocese de Belo Horizonte. A partir deste documento, os noivos e noivas são convidados a experimentar em nossas comunidades a beleza e a completude do Sacramento do Matrimônio, assim sendo é vedada a realização de casamentos fora do Templo, ou seja, a igreja.

Casamentos em clubes, sítios ou outros lugares não destinados, usualmente, ao culto são expressamente proibidos em qualquer caso. Conforme o documento da Arquidiocese, preferencialmente pede se que a cerimônia seja realizada na Paróquia em que a noiva reside.

Para a realização do matrimônio em uma das nove comunidades da Paróquia Santíssima Trindade, os nubentes devem providenciar a abertura do processo matrimonial com no mínimo 3 meses e no máximo 6 meses de antecedência. O casal deve comparecer à Secretaria Paroquial com a documentação indicada abaixo. O agendamento é feito de acordo com o calendário da comunidade indicada para a celebração.

12289670_1133535926657085_6506142828300536109_n

Documentação e procedimentos para abertura do Processo Matrimonial:

  • Certidão de Batismo (Batistério) com data atualizada.
  • Documento de identidade (Cópia)
  • Comprovante de endereço atualizado (Cópia)
  • Cópia do Recibo de confirmação de entrada no Cartório.
  • Cópia da Certidão de casamento no Civil.
  • Certificado do Curso de noivos.
Em caso de transferência segue a mesma documentação. A taxa de casamento ou transferência na Paróquia é de R$300,00. Já o valor solicitado para a realização do Curso de Noivos é de R$ 25,00. Confira agora outras informações para o bem decorrer da Celebração do Matrimônio

Ornamentação e Fotografia

A ornamentação é sempre uma expressão de alegria da festa que se celebra. Haja nobreza, bom gosto e simplicidade na decoração da igreja. O espírito da celebração pede sobriedade na decoração, sem gastos supérfluos e sem ostentação

Os profissionais ou amadores da área de fotografia e filmagem, não interferiram no andamento da celebração, desviando a atenção da assembleia. Sejam conscientizados de que um sacramento da Igreja é primeiramente um “acontecimento de Salvação” , e não apenas um evento a ser registrado em fotos ou filmes.

Durante toda a Liturgia da Palavra, incluindo a homilia, não se exerça nenhuma atividade de fotografia ou filmagem, a não ser que a câmera seja fixa e só desta forma, para que os noivos possam ouvir e acompanhar a homilia. Nos outros momentos, haja sempre discrição e respeito

Padrinhos e Madrinhas e Crianças

No máximo quatro casais de cada lado. Para a entrada de crianças pedimos que as floristas entrem junto com o noivo e os padrinhos. A porta aliança com a noiva. Pedimos que não seja realizada entrada separada para crianças.

Música

A música ajuda a criar o ambiente religioso para a celebração litúrgica do matrimônio. Quando os noivos escolhem o repertório, a ser executado no dia do casamento, devem ter em vista esta finalidade. Compete ao pároco cuidar para que não sejam executadas músicas que levem à dispersão ou evoquem fatos negativos.  Não é permitida música MPB, músicas temas de novelas ou filmes. O ideal que seja música sacra ou pastoral e são aceitáveis algumas músicas clássicas. No caso de contratação de músicos o repertorio deve ser apresentado ao Pároco para autorização.

Conforme o ritual do matrimônio reservem-se somente esses momentos para o canto ou música: entrada: podem ser duas entradas no máximo. Damas, pajens ou porta-aliança façam parte do conjunto das entradas iniciais; entre as leituras e proclamação do Evangelho, desde que sejam cantos litúrgicos e quando houver mais de uma leitura; após a bênção das alianças; durante as assinaturas, se forem recolhidas diante do povo; no final da celebração.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s