Michele Martins apresenta relato da 3ª Conferência Nacional de Juventude

Como anunciado há alguns dias, Michele Martins, coordenadora do Grupo Art Jovem da comunidade Nossa Senhora da Penha, participou da 3ª Conferência Nacional da Juventude. Realizado em Brasília (DF), entre os dias 15 e 19 de dezembro, o evento proporcionou a discussão de diversos temas, tais como participação, educação, trabalho, diversidade, saúde, cultura, comunicação, esporte, território, meio ambiente e segurança.

Em espaços simultâneos com falas de pessoas referencias nos eixos, promoveu a interação entre os participantes por áreas de interesse e a construção colaborativa de propostas (baseadas e sistematizadas a partir das etapas estaduais, territoriais e etapa digital) para atender as demandas das juventudes do Brasil.

Ao retornar à Santa Luzia e à Paróquia Santíssima Trindade, Michele apresentou um relato de sua participação no encontro nacional.

Muitas das prioridades estão em consonância com nossas necessidades contemplando pautas municipais e estaduais e, além disso, todo esse processo reacende nossa motivação para aumentar a participação dos jovens nos espaços de política e deliberação, uma vez que conhecemos o que está em prática em outras cidades, o que tem dado certo, ferramentas para sua implementação, etc. É forma de empoderar os jovens para que realmente sejam agentes de transformação e lutem pelos por seus direitos!

Foi muito gratificantes poder participar de um evento dessa magnitude e ver a força dos grupos, coletivos e movimentos juvenis como o do Hip hop e das áreas de ciências, as inovações empregadas na estrutura e no processo como a Etapa Digital, apresentações e expressões culturais, os convidados com falas provocativas para a reflexão. Momento muito enriquecedor onde essa troca continua de informações e experiências com certeza vai contribuir para o fortalecimento de toda nossa juventude.

Os números aproximados da 3ª Conferência Nacional: 1284 delegados estaduais, 1072 credenciados, 482 delegados digitais eleitos e 401 estavam presentes, 3133 participantes no total onde 70% eram negros e 60% eram mulheres, 258 inscrições para o Manifesta, 219 estavam presentes, 50 coletivos de mídia livre ajudando na cobertura colaborativa.

Confira a lista de proposições apresentadas pelos Grupos de Trabalho organizados nos dias da Conferência. Clique aqui

IMG-20151222-WA0052.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s