Mais de mil pessoas participam da celebração do Sacramento do Crisma na Paróquia Santíssima Trindade

“Ser confirmado é viver do alimento que é a Palavra de Deus e a Eucaristia, para testemunhar cada vez mais a fé que professamos em Jesus Cristo e no Reino de Deus.” (Dom Edson Oriolo)

Dizem que vale a pena trabalhar muito para que o resultado seja sentido, vivido e saboreado. Assim foram os dias que precederam a grande celebração do Sacramento do Crisma, realizada nesse domingo (20/9), às 16 horas no Centro Cultural Calazans, no setor 7 do bairro Palmital.

O ginásio, que recebe jovens para as oficinas de circo e atividades esportivas do projeto liderado pelas irmãs Escolápias, foi transformado em um primoroso espaço sagrado e celebrativo. Tudo isso, feito para bem acolher as mais de 1.000 pessoas que participaram da Celebração Eucarística, na qual dom Edson Oriolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, ungiu com o óleo do Crisma os 195 crismandos da Paróquia Santíssima Trindade.

Os crismandos tiveram uma longa caminhada até esse dia dedicado à unção sacramental. Oriundos das comunidades Nossa Senhora da Paz (56), Nossa Senhora da Penha (43), Nossa Senhora da Guia (29), Santo Inácio (38), São José de Anchieta (15) e Bom Jesus do Belo Vale (14), os jovens contaram com o companheirismo, dedicação e a bonita amizade de 38 catequistas que colaboraram com sua formação na fé.

20150920_163725Ao relatar a Dom Edson o percurso vivido pelos crismandos, a coordenadora paroquial da área de Catequese, Luciene Bernardes, recordou que a caminhada teve início em outubro de 2013, com as inscrições e as visitas dos catequistas às famílias dos jovens. “Nos encontramos enquanto comunidade, celebramos a Palavra e a Eucaristia, e oferecemos aos jovens a possibilidade do seguimento de Jesus Cristo, a partir do que de melhor temos na paróquia: a Espiritualidade Inaciana”, garantiu.

20150920_153031Terminou seu relato, destacando que a Paróquia Santíssima Trindade precisa dessa Igreja Jovem, revelada nos jovens que hoje confirmam sua fé em Jesus Cristo. Dom Edson então, em nome da comunidade paroquial, acolheu com alegria os crismandos e crismandas à vida plena na missão e vida comunitária. “Deus que os conduziu ate aqui, os guie nas estradas da maturidade em Cristo, nosso Senhor”.

Padre Donizetti

Pároco da Santíssima Trindade, padre Donizetti Tadeu Venâncio, SJ, deu as boas vindas a Dom Edson e também ao povo de todas as nove comunidades paroquiais que ali compunham, em número de fieis, a maior celebração da paróquia. No vídeo, ele falou sobre a expectativa para a vivência deste importante momento.

Homilia 

Encantado com o espaço preparado, dom Edson recordou em sua homilia (ouça-a na integra), que a celebração ali realizada era um grande encontro da fé, num ambiente de fraternidade e alegria, transformado em local de oração. “Olha que beleza fizeram aqui, vocês deram à Palavra de Deus, o mesmo nível dado à Mesa Eucarística (o altar), mostrando que a Palavra nos leva à Eucaristia, pois é ela que nos ilumina e nos mostra como viver o Pão da Eucaristia”.

Aos jovens crismandos, dom Edson convidou-os a ser como soldados de Cristo, como discípulos e missionários, a partir da dimensão do serviço e da acolhida. “O confirmado tem que aprender a servir a Deus na pessoa do irmão. Tudo isso deve ser feito com amor”, afirmou.

A Unção

Com o interrogatório sobre a fé que professam, Dom Edson Oriolo conduziu a renovação das promessas batismais dos jovens que buscavam o sacramento do Crisma. Após as renúncias ao pecado e ao demônio e a confirmação da fé na Trindade Santa, o bispo ungiu com o óleo do crisma, um a um, os 195 crismandos da Paróquia Santíssima Trindade.

Agradecimento

Em nome de todas as comunidades, padre Donizetti afirmou que as portas da Paróquia Santíssima Trindade estão sempre abertas ao bispo Dom Edson Oriolo. Também neste momento de agradecimentos, recordou o dinamismo das comunidades e pastorais, que com sua presença deixou a celebração ainda mais viva e bonita.

Às equipes de trabalho, aos catequistas, à comunidade Nossa Senhora da Guia e às irmãs Escolápias, padre Donizetti também voltou seus votos de agradecimento. Além do pároco, co-celebraram a Eucaristia, o vigário paroquial, padre Roberto Albuquerque, SJ, e os padres colaboradores Elton Vitoriano, SJ, Edison de Lima, SJ, Jackson, SJ, Delmar Cardoso, SJ e Carlos Cardoso, SJ.

Fotografias

As fotos da celebração e dos crismandos serão disponibilizadas a cada um deles, conforme contratação realizada. Aos pais e padrinhos que ainda desejam presentar seus afilhados com as fotografias, poderão solicitar as fotos pelo telefone 31.8221-8221.

Outros registros da missa estão em nossas redes sociais: FLICKR, FACEBOOK, INSTAGRAM e YOUTUBE.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s