Nos Caminhos de Santo Inácio: parceria que deu certo

A Paróquia Santíssima Trindade encerrou, no último domingo (6/9), o ciclo de formação na Espiritualidade Inaciana “Nos Caminhos de Santo Inácio” . Com um convite para aprofundar e saborear a oração inaciana, cerca de 30 pessoas se reuniram na comunidade Nossa Senhora da Penha para o encontro preparado pela Comunidade de Vida Crista (CVX) de Belo Horizonte.

20150906_155651“Estamos felizes com este trabalho comum entre a CVX e a paróquia, nossa maior alegria é partilhar o tesouro da espiritualidade inaciana”, avalia o padre Álvaro Pimentel, SJ, reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e assessor da CVX de BH.

Além de experimentar tempos de oração pessoal e de partilha, os participantes compreenderam as diferentes maneiras de cultivar a relação com Deus, conforme a oração inaciana. Santo Inácio falava de três modos diferentes de oração: a consideração, a meditação e a contemplação.

“No primeiro, somos envolvidos pelo mistério de Deus, que nos visita ao longo do dia e das minhas tarefas”,  destaca Marília Perez, integrante da CVX-BH que também apresentou os dois outros modos. Na Meditação, considera-se o sentido das palavras e das cenas do Evangelho, dedicando tempo para deixá-las repercutir em sua vida. Já a Contemplação é o modo mais intenso de oração, pois nele, experimentamos intimidade especial com a Trindade Santa. Aqui todos os sentidos se voltam para o mistério contemplado.

Para exercitar o que foi aprendido, um tempo de oração foi proposto. Tendo como ponto de partida o texto bíblico do Evangelho de Marcos (1, 14-39), os participantes foram chamados a considerar como Jesus dedicava seu tempo para chamar os discípulos e levar a boa nova aos que mais precisam.

Perspectivas para 2016

A parceria da Paróquia Santíssima Trindade com a Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte teve início no primeiro semestre de 2015 e até então pode ser considerada uma ótima iniciativa. E muito poderá ser vivido dentro da proposta de valorização da Espiritualidade Inaciana na rede de comunidades no ano que vem.

Ao sugerir que atividades de aprofundamento da espiritualidade inaciana e de formação das lideranças paroquiais estejam no calendário comum da paróquia no ano que vem, padre Álvaro reforça o desejo de continuidade da parceria. “Esperamos retomar o trabalho de um modo mais integrado à paroquia no próximo ano”.

Ao unir o desejo de aprofundamento e de crescimento na espiritualidade, por parte da paróquia, e o bonito trabalho feito pela CVX, ao compartilhar com outras comunidades o modo inaciano de rezar, ambas tendem a ganhar com a vivência da Espiritualidade Inaciana, herança riquíssima deixada por Santo Inácio.

20150906_174138Os pilares que fundamentam as comunidades de Vida Cristã são a Oração Diária, o Discernimento e a Missão. A espiritualidade inaciana é o ponto de fundo de todo esse caminho e pode ser vivido também pela comunidade paroquial, avalia a integrante da CVX-BH, Marília Perez.

“A espiritualidade inaciana é de uma riqueza interminável e extremamente atual para ser aplicada nos dias de hoje. É uma ferramenta de discernimento, de crescimento e de conversão através do gesto simples da oração diária”, conclui.

 

Avaliações

 

Ao avaliar as três etapas da formação “Nos Caminhos de Santo Inácio”, integrantes da CVX e da Paróquia ressaltam a riqueza da espiritualidade inaciana e reforçam o convite para que os agentes pastorais da Paróquia Santíssima Trindade se apoderem deste modo diferenciado de cultivar a relação com Deus. Confira

Veja outras fotos do encontro em nossa página no FLICK PARSANTRI FOTOS

Deralda Pereira, da comunidade Nossa Senhora da Paz (equipe paroquial de Espiritualidade)

Os participantes que há mais tempo caminham com a espiritualidade inaciana já saboreiam a importância dessa experiência em suas vidas, pois esse exercício diário nos leva a um conhecimento interno de Deus. A partir da leitura da Palavra de Deus, da oração meditativa e contemplativa e com os exercícios espirituais, herança deixada por Santo Inácio, e nos passada pelos Jesuítas e pelas Filhas de Jesus nos é permitido buscar a vontade de Deus em nossas vidas e encontrá-lo em todas as coisas.

Dorinha, da Comunidade de Vida Cristã de Belo Horizonte

Esses encontros são como alimento que fortalecem nossa caminhada enquanto cristãos seja ela na comunidade de vida cristã ou na comunidade paroquial. Acho que ganharam os integrantes da CVX e também os paroquianos que participaram dos encontros “Nos Passos de Santo Inácio”. A espiritualidade e a fé são também fortalecidas nestes espaços e tudo isso nos ajuda para caminharmos com mais maturidade dentro das comunidades e por onde formos.

Gilson, da Comunidade Nossa Senhora da Penha (Legião de Maria)

Estou satisfeito em participar do encontro e acho que a Paróquia Santíssima Trindade e a Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte estão de parabéns por oferecer tal atividade pra gente. O encontro nos trouxe muito conhecimento e força para continuar na caminhada. Só fico triste em não ver mais gente participando e perdendo esse importante espaço que nos ajuda a crescer e da força para viver a missão nos confiada por Jesus Cristo.

Edson, da Comunidade Nossa Senhora da Penha (ministro da Eucaristia e vicentino)

Gostei muito de participar do encontro da Espiritualidade Inaciana, pois bem sabemos que é a espiritualidade que move o coração da gente. Penso que se todos tivessem a oportunidade de ouvir uma equipe de bom conhecimento teríamos uma vida espiritual mais fortalecida. Foi uma tarde muito agradável e isso nos faz refletir sobre a vida da gente.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s