Roteiro de Oração na Vida Diária! Edição de setembro já está no ar

O Roteiro de Oração na Vida Diária é uma publicação do Anchietanum, obra da Companhia de Jesus, com sede em São Paulo (SP). Para o mês de setembro, a publicação foi organizada com uma bonita reflexão, a partir de textos bíblicos e também com os primeiros capítulos da Enciclica Laudato Si, do Papa Francisco.

11902338_10153595684279394_2012091687804026997_n (2)Viva um tempo de graça por meio da oração diária e pessoal. A 78ª edição do roteiro de oração já está disponível no portal do Anchietanum. Para acessá-lo, clique aqui.

Neste mês de setembro, mês em que as flores nos apontam as suas necessidades para colhermos bons frutos, refletiremos sobre os três primeiros capítulos da Carta Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado com a casa comum. É primavera!!! O ponto central da construção teórica e prática da Encíclica é a mesma metodologia utilizada no Documento de Aparecida: ver, julgar, agir e celebrar.

E também, a partir das realidades concretas, dos desafios reais do mundo contemporâneo segundo o qual tudo forma um grande todo com todas as realidades interconectadas, influenciando-se umas às outras. Neste sentido, o Papa repete como um ritornelo que tudo está em relação, que todos os seres, mesmo os menores, estão envolvidos em laços de conexões. Nada existe fora da relação.

Teologicamente, o texto nos convida a um olhar carinhoso sobre a criação. Ela remete ao Criador e é expressão de um ato de amor. Neste sentido, o conceito de encarnação se amplia. O Filho não assumiu simplesmente a natureza humana, mas a matéria do mundo e o próprio mundo, inserindo-se no mistério da criação. E a ressurreição representa a transfiguração de todo o universo. Vê o mundo não como algo a se resolver, mas a se admirar e louvar. Deus-Trindade é relação eterna, por isso todas as coisas são sua ressonância e vivem sempre relacionadas.

Do mesmo modo, motivados pela espiritualidade inaciana, somos convidados a contemplar o Criador abraçando sua criatura “em seu amor e louvor e dispondo-a para o caminho em que melhor poderá servi-lo depois. No decorrer de cada semana, portanto, elencaremos alguns pontos da Encíclica intercalando-a com alguns aspectos do Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s