Semana Social 2015 tem início com apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela paróquia e parceiros

A grande diversidade das ações e projetos de promoção social para crianças, adolescentes e suas famílias foi o cenário percebido no decorrer da primeira noite de debates da Semana Social 2015. Promovido pela Paróquia Santíssima Trindade, nessa terça-feira (25/8), o encontro reuniu agentes pastorais de diferentes comunidades e integrantes de programas sociais instalados em Santa Luzia.

Parsantri - Post-01Representante do programa Fica Vivo!, Marcelle Silva participou pela primeira vez de uma atividade da Semana Social. Ao avaliar o evento como uma importante ferramenta para o desenvolvimento e a promoção da paz na comunidade, ressaltou a importância de mais pessoas aderirem à proposta. “Como vimos, muita coisas ainda está para ser feita, todavia podemos fortalecer esse debate e envolver mais pessoas nesta corrente em prol da comunidade”, avalia.

Na avaliação do vigário paroquial, padre Roberto Albuquerque, SJ, a surpresa ficou em evidência, tendo em vista que a apresentação dos projetos e ações sociais revelou que muitos ainda são desconhecidos pela maioria. “Além da participação qualificada e o bom número de participantes, considero importante saber que muitas frentes de trabalho têm garantido atendimento para tanta gente”.

“Devemos ser agentes da mudança que almejamos. Perder este espaço é perder a chance de oferecer nossas ideias e contribuir com a transformação social que buscamos”. O convite à participação é feito pela coordenadora do Grupo Art Jovem, Michelle Martins, que mais uma vez se revelou surpresa com as ‘tantas coisas legais’ apresentadas no primeiro momento da Semana Social 2015.

A Semana Social é promovida pela Rede Social Paroquial e contou, nessa primeira noite, com a participação e intervenção cultural do Gupo Art Jovem da comunidade Nossa Senhora da Penha.

Projetos apresentados

O trabalho das pastorais sociais da Paróquia Santíssima Trindade foi apresentado através do relato de Ilse Fernandes, pela Pastoral Carcerária, Nelcina Neto, pela Pastoral da Criança, Vicente pela Pastoral da Pessoa Idosa e também pelos Vicentinos. O trabalho do Clube de Mães da comunidade Santo Inácio foi exposto durante todo o encontro dessa noite.

Com o auxílio de fotografias, também foram apresentadas as atividades desenvolvidas no Projeto Social São José, no Nova Esperança, no Centro Cultural Calazans e na Creche Tia Lita, no Setor 7. Mesmo efeito foi dado ao trabalho das Mulheres Criativas e ao Ballet Passo a Passo, ambos no Palmital. Já o Fé e Alegria desenvolveu um vídeo com imagens e relatos de jovens atendidos pelo programa.

Externo ao ambiente da Igreja, mas sempre parceiros também participaram do encontro os técnicos do Fica Vivo! e do Programa de Mediação de Conflitos, ambos instalados na Praça da Savassi. Também participou do encontro, a vereadora Suzane Duarte, que em sintonia aos anseios sociais apontados pela paróquia mantem participação efetiva na Câmara dos Vereadores e também nos Conselhos de Direitos.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s