Ser cristão hoje, vivendo a Espiritualidade Inaciana

RESPONDO ao apelo e chamado de Deus &
ACEITO a missão que ele me apresenta

‘Nos caminhos de Inácio’ é uma atividade de formação na Espiritualidade Inaciana promovida pela Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte na Paróquia Santíssima Trindade (em Santa Luzia). Realizado no último domingo (28/6), no salão da comunidade Nossa Senhora da Paz, o terceiro encontro do tempo de formação buscou dialogar sobre uma importante questão às comunidades de fé: “Ser Cristão Hoje, Vivendo a Espiritualidade Inaciana”.

Ao conduzir o encontro, padre Álvaro Pimentel,sj destacou a intenção de apresentar desafios da contemporaneidade que o cristão deve enfrentar no mundo e ver como a espiritualidade de Santo Inácio, que é a espiritualidade dos padres e irmãos jesuítas, pode ajudar os fieis neste caminho. Ele destacou quatro grandes temas e, a partir deles, dialogou com as possibilidades da Espiritualidade Inaciana.

  1. Diante de uma vida muito corrida e cheia de pressões é importante garantir tempos de SILÊNCIO e de PAZ;
  2. Neste tempo que oferece grande diferença de opiniões, onde cada um possui a sua verdade, é preciso perceber que existe o DISCERNIMENTO ESPIRITUAL;
  3. Neste contexto cheio de propostas e diferentes sentidos, em que cada um também faz seu cardápio religioso, pede-se ao cristão fazer ESCOLHAS sérias de vida e ter COMPROMISSOS fortes para com ela.
  4. Por fim, diante de muita violência, que atinge até mesmo a Natureza, SENTIR e deixar-se TRANSFORMAR em artesões da paz de Deus para este mundo é um passo importante para quem quer viver a Espiritualidade Inaciana.

Para o assessor da CVX-BH, Itair Castilho a espiritualidade inaciana contribui para que cada pessoa compreenda o apelo e o chamado de Deus para sua vida. “Na espiritualidade de Santo Inácio, a partir da oração, do silêncio e do discernimento, podemos eleger a missão que Deus quer de cada um de nós”, afirmou Castilho. Neste proposito da espiritualidade inaciana, os fieis buscam escolher o melhor, o Magis, para sua caminhada no mundo.

Ao final do encontro, o sacerdote destacou a alegria sentida com a parceria da Comunidade de Vida Cristã e a Paróquia Santíssima Trindade e, de antemão,.fez o convite para que mais pessoas participem do próximo encontro. “Espero que no próximo encontro, que vai ser em setembro, muita gente também apareça para continuar esse aprofundamento espiritual”, concluiu.

Agentes pastorais participam do encontro de formação na Espiritualidade Inaciana

Com a intenção de formar lideranças autônomas, capazes de enfrentar os grandes desafios da evangelização, o encontro ‘Nos caminhos de Inácio’ reuniu aproximadamente 50 pessoas. Indagado sobre a contribuição da espiritualidade inaciana na experiência diária da paróquia, o padre Alvaro Pimentel afirmou que quando as lideranças pastorais e comunitárias estiverem mais imbuídas da espiritualidade, “irão se tornar muito mais apostólicas, missionarias e capazes de dar respostas efetivas em cada uma das comunidades”.

20150628_173459Integrante da Comunidade de Vida Cristã de Belo Horizonte, Francisca Henrique (Xica), destacou que entre os vários aspectos da espiritualidade de Inácio, a oração diária e o convite para assumir a missão de transformar o mundo são experiências que devem ser encaradas sem medo pelo agente pastoral da Paróquia Santíssima Trindade. Ela também destacou a importância da participação da CVX no encontro “para que mais pessoas conheçam a espiritualidade que ajuda a viver a lógica do serviço e do amor”.

No formato de palestra, o encontro teve momentos para que os participantes tirassem suas dúvidas e exemplos que os ajudassem a melhor compreender a Espiritualidade Inaciana. Já na parte final, também foi concedido um tempo de oração, silêncio e partilha. “Fiquei impressionado com a devoção apresentada pelos participantes durante a oração, o pessoal estava muito bem interessado”, avaliou padre Álvaro.

Confira a entrevista com Itair Castilho. 

Morador da comunidade do Córrego Ferreira, em Brunadinho, Castilho é assessor da CVX de Belo Horizonte e, além de nos ajudar a compreender um pouco mais sobre a Espiritualidade Inaciana, ele trabalha com jovens e os grupos de Círculo Bíblico de sua localidade. 

Itair Castilho, assessor da CVX BH
Itair Castilho, assessor da CVX BH

Parsantri: Qual deve ser o primeiro passo por uma pessoa que deseja fazer a experiência da espiritualidade inaciana?
Itair Castilho: Acredito que tudo nasce do desejo. A primeira coisa que a pessoa deve perceber é se ela deseja, de fato, algo melhor para sua vida. Ela precisa querer o “algo mais”. A Espiritualidade Inaciana é a espiritualidade do algo mais, daquilo que você busca além do que você vê. Se há dentro de você o desejo de algo além daquilo que você convive no seu cotidiano é o primeiro passo, depois é só buscar.

Parsantri: Diante da sociedade que não vive o silêncio e valoriza a lógica da violência, você acha que existe maior dificuldade para a pessoa se envolver com a Espiritualidade Inaciana?
Itair Castilho: Acho que seja o contrário. Uma vez que você vê tanta situação que não bate com o que seria a vontade de Deus, que seria o que Deus pensa para a humanidade, que seria aquilo que Deus gostaria que acontecesse na comunidade e na humanidade de maneira geral, na minha opinião, cresce em você um desejo de buscar alguma coisa que te dê força para vencer o desafio. Vimos aqui que a Espiritualidade Inaciana é vencer os desafios que estão no seu dia a dia. Essa situação nos faz buscar a espiritualidade.

Parsantri: Como você avalia este encontro?
Itair Castilho: Muito positivo. Um encontro como este se repetido muitas vezes vai gerando nas pessoas exatamente esse desejo. Uma vez que a pessoa vive a espiritualidade em comunidade, a própria comunidade vai te dar argumentos e subsídios para vencer os desafios que a vida sempre apresenta.

Veja outras fotos do encontro na página da Paróquia Santíssima Trindade no Facebook. Clique aqui

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s