Primeiro encontro do programa de formação e acompanhamento da Pastoral do Batismo

No último domingo (21/6), aconteceu nosso primeiro encontro do novo programa de formação da Pastoral dos Batismo. O lugar do encontro foi a comunidade São José, no bairro Nova Esperança. Tivemos a participação de 19 catequistas de oito comunidades. Sentimos saudades de pessoal do Anchieta, mas ficaram presentes em nossos corações e orações.

11638865_10155723492220015_41656764_o

O nosso encontro começou com as caronas desde cada comunidade; isso para nós já foi parte da formação, pois o Papa Francisco nos convida a sair ao encontro dos outros e foi assim que aconteceu. Já em São José, depois das boas-vindas, a irmã Estelita preparou a oração inicial que nos ajudou a recordar que é Jesus o centro da nossa vida como cristãos.

Começamos os trabalhos de formação com a divisão do grupo em quatro equipes para partilhar duas perguntas: o que significa, para mim, ser batizado? O que significa, para mim, acompanhar aos outros a ser batizados? Em síntese, o partilhado foi: identidade, proteção, convite, missão e compromisso.

Com os olhos abertos e o coração disposto, começamos a estudar o capitulo primeiro da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), sobretudo fazendo ênfase em aquilo que tem a ver com nossa pastoral. Cinco forem as palavras chaves que nos ajudarem em nossa reflexão: Igreja, pastoral, evangelho, realidade humana, mamãe.

Algumas perguntas que nos foram encaminhadas durante o trabalho em grupo e que irão nos acompanhar durante este ano de formação e missão:

  • O como nós tomamos a iniciativa do evangelho na pastoral dos batismos?
  • O que significa ser missionária, missionário na Paróquia Santíssima Trindade e em nossa pastoral?
  • Q que nós podemos fazer para acompanhar ainda mais perto a caminhada da comunidade, sobretudo para aquelas famílias que depois do batismo somem?

O nosso próximo encontro de formação acontecerá no dia 16 de agosto de 2015 (domingo), às 15 horas, na comunidade São José de Anchieta, também no bairro Nova Esperança. Todos os catequistas dos batismos estão convidados. O nosso trabalho vai girar em torno ao capitulo segundo do livro “A alegria do evangelho”. Participe.

O texto é de autoria do acompanhante da Pastoral do Batismo, Fernando Tiscareno Cabello, SJ.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s