Paróquia Santíssima Trindade promoveu 2° Encontro de Formação na Espiritualidade Inaciana

Com o apoio de integrantes das Comunidades de Vida Cristã (CVX), a Paróquia Santíssima Trindade tem promovido dias de formação na Espiritualidade Inaciana. No último domingo (24/5), no salão da igreja Nossa Senhora da Penha, aconteceu o segundo encontro de uma série de quatro.

Com assessoria do padre Alvaro Pimentel,sj, reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), o encontro propôs um diálogo sobre Espiritualidades e Espiritualidade Inaciana. No decorrer da tarde, os participantes foram chamados a trilhar uma jornada nos caminhos de Santo Inácio e da espiritualidade por ele iniciada, que sugere a busca da união da vontade da pessoa com a vontade de Deus, para em tudo amar e servir.

Antes de entrar na estrutura da espiritualidade inaciana, padre Alvaro ilustrou, com o auxílio de canções de diversos ritmos musicais, que a espiritualidade é o cultivo da vida interior. A espiritualidade exige da pessoa o diálogo entre emoções, moções e ações. Para melhor exemplificar, o sacerdote equiparou emoções aos sonhos que impulsionam a vida humana, moções com a presença profunda de Deus na alma e as ações como instrumentos de mudança e novo sentido à vida.

Espiritualidades

A espiritualidade é um terreno a ser cultivado e para este preparo não há um modo padrão, pois é possivel conhecer a Deus por caminhos entendidos de formas diferentes. A vida dos santos e suas experiêncais de fé ajudam a humanidade a compreeder as faces de Deus e ir ao seu encontro.

199São Francisco de Assis transbordava Deus presente no mundo e assim, revelava, nas criaturas, comtemplação e profunda gratidão a Ele, pois “Deus é o criador amoroso”. Santa Teresa e São João da Cruz vivem um caminho no qual o repouso da vida acontece apenas na presença do Senhor,  por quê? Porque “Ele é água para nossa sede mais radical, é a união do coração, assim como uma união amorosa”.

Já Santo Inácio de Loyola busca compreender a vontade de Deus para sua vida e também para sua comunidade. Ele tem a certeza de que “Deus conta conosco para a missão. É a união da nossa vontade à vontade de Deus”.

Espiritualidade Inaciana

É preciso às pessoas UNIR suas vontades à vontade de Deus por meio do discernimento e da eleição de um caminho com o Senhor. A proposta da Espiritualidade Inaciana é como um caminho que necessita da adesão e do compromisso do individuo que o percorre, para que ao final de todo o processo, possa ele saborear os santos efeitos da Ressurreição do Senhor: a alegria e a paz.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são como um roteiro de experiências para o caminho espiritual. Dividido em quatro semanas, no qual homens e mulheres buscam reconhecer e agradecer a Deus por tê-los criado. Neste percurso, também irão conhecer a Jesus e contemplar sua vida. Nos exercícios, o amor de Deus até o fim, manifestado na Paixão do Cristo, também será saboreado por quem vive este percurso, que ao final da quarta semana, poderá se concretizar na vida das pessoas com a real possibilidade de sentir o Cristo vivo, ressuscitado.

9249A Espiritualidade Inaciana pode e deve ser vivida no dia-a-dia e não está restrita somente às quatro semanas, inicialmente propostas por Santo inácio nos exercícios espirituais. Esta espiritualidade oportuniza aos fieis o envolvimento com um caminho de fé, que pode ser experimentado no cotidiano da vida ou em retiros de trinta ou oito dias, além das experiências de final de semana e em dias de oração.

Conheça a Espiritualidade Inaciana, este texto revela apenas um aperitivo. O próximo dia de formação será realizado na comunidade Nossa Senhora da Paz, no Conjunto Cristina B, em 28 de junho, das 14 às 16 horas, com o tema “Ser cristão hoje, vivendo a Espiritualidade Inaciana”. Programe-se!

Clique aqui para ver as fotos do encontro.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s