Assembleia da Pastoral do Dízimo indica novos rumos para o trabalho na Santíssima Trindade

20150426_102509Com a proposta de dinamizar o trabalho de conscientização dos dizimistas em suas comunidades, a Paróquia Santíssima Trindade promoveu, no último domingo (26/4), a Assembleia da Pastoral do Dízimo. Mais de 30 agentes pastorais estiveram reunidos na Sala Zilda Arns, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), para dialogar diante do desafio de ajudar ainda mais a participação das pessoas na comunidade e consequentemente a adesão como dizimistas.

O encontro foi motivado pelo padre Donizetti Tadeu, sj, pároco da Santíssima Trindade, e contou com a colaboração dos agentes pastorais Ademir Geraldo, Elzi Barcelos e William Gomes. No decorrer do encontro, os integrantes da Pastoral do Dízimo de toda a paróquia indicaram os frutos do trabalho e em um questionário indicaram as necessidades de reformulações para melhorar o serviço do Dízimo nas comunidades.

Ação comum aos encontros da Paróquia Santíssima Trindade, a oração inaciana foi motivada pelo padre Donizetti na capela da Faje.  No texto sugerido para a oração (Mateus 22,34-40), os agentes pastorais puderam rezar sobre a liberdade e a generosidade ao retribuir a Deus aquilo que Ele oferece a cada um, em todos os dias da vida humana.

20150426_114012Após o almoço, a dinâmica da assembleia seguiu com a apresentação da experiência promovida pela comunidade Nossa Senhora da Paz, quanto à organização da Pastoral do Dízimo, além dos encaminhamentos de três pontos concretos para a reorganização da ação nas comunidades da Santíssima Trindade.

Os coordenadores do Dízimo, acompanhados dos coordenadores das comunidades, deverão trabalhar ainda neste semestre na formação e ampliação das equipes de coleta e da Pastoral. Promover a adequação do local de arrecadação do dízimo, para que este momento seja também uma ação de acolhida e diálogo com o fiel. E trabalhar na revisão do cadastro dos dizimistas, para que o acompanhamento seja feito com dignidade e atenção aqueles que retribuem com seu dízimo nas igrejas da Santíssima Trindade.

Secretariado Arquidiocesano para a Pastoral do Dízimo

20150426_112828Ao contribuir com a assembleia proposta pela Paróquia Santíssima Trindade, o Vicariato para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi representado pela integrante do Secretariado Especial para o Dízimo, Maria do Carmo. No decorrer de sua apresentação ela destacou o Dízimo como “um convite à fraternidade, à generosidade e à solidariedade por meio do compromisso religioso, missionário e social”. Esse tripé é a base fundamental para o trabalho da Pastoral do Dízimo, que ao conscientizar os fiéis devem recordá-los dos compromissos do batizado com a propagação do Evangelho de Jesus Cristo.

O compromisso religioso é a primeira vocação do Dízimo, pois é a partir dele que as comunidades garantem a realização do culto e a vivência dos sacramentos. Já o compromisso missionário pressupõe o cuidado com o anúncio da Palavra de Deus em diversos lugares do planeta. Por fim, a dimensão social é o cuidado para com aqueles irmãos, que além do amor consolador de Deus, necessitam de alimento, medicamento e outras ações sociais.

Além do cuidado com a formação para a vocação do Dízimo, Maria do Carmo destacou a importância da conscientização, do entusiasmo e da transparência ao lidar com a comunidade sobre a coleta e aplicação dos recursos da comunidade provenientes do dizimo dos fiéis. Para que a comunidade continue sempre atenta as novidades deste ministério, ela antecipou o convite para o encontro Regional da Pastoral do Dízimo, que irá ocorrer no dia 27 de junho, na Paróquia São Cristóvão, em Belo Horizonte.

 

Leia as entrevistas com os participantes da Assembleia da
Pastoral do Dízimo da Paróquia Santíssima Trindade.

 

Maria do Carmo
Vicariato da Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte
Secretariado Especial para a Pastoral do Dízimo.

Qual é a importância de uma assembleia da Pastoral do Dízimo? Isso revela que a comunidade deseja trabalhar, a partir do planejamento do que deve ser feito mais à frente, para que as pessoas compreendam a importância do dízimo para a vida da paróquia, a partir das suas três principais caracteristicas: a dimensão religiosa, a dimensão social e a dimensão missionária.

Como o vicariato colabora com as paróquias na organização da Pastoral do Dízimo? Há alguns anos já existia uma assessoria para o dízimo na Arquidiocese de BH, mas a pedido de Dom Walmor, um secretariado específico foi criado para facilitar a formação e colaboração para a montagem e funcionamento da Pastoral do Dízimo nas paróquias.

Para que a Pastoral do Dizimo funcione de forma organizada, quais seriam os primeiros passos a serem adotados pelas comunidades? A colaboração de pessoas de boa vontade, pois assim as comunidades terão condições de formar uma boa equipe, cadastrar os dizimistas e trabalhar na conscientização dos fiéis.

Quais devem ser as características de quem atua na Pastoral do Dízimo? A pessoa deve ter amor ao próximo e atuar com respeito às informações de quem colabora com o Dízimo nas comunidades. Ele deve agir com o espirito de um agente pastoral, demonstrado por seu testemunho de vida, mas com o cuidado de não se exibir demais.

Elzi Barcelos
Coordenadora da Pastoral do Dizimo da Comunidade Nossa Senhora da Paz

O trabalho da pastoral do dizimo na igreja da Paz é reconhecido pela paróquia. Como a comunidade conseguiu organizar o trabalho da pastoral? O processo foi seguido conforme as recomendações da coordenação paroquial, na época a cargo do William e do Ademir. A sequência do trabalho, realizado há mais de cinco anos, contou com o cadastramento dos dizimistas, e a partir deste banco de dados, buscamos desenvolver as ações na comunidade.

Quais são as principais atividades da Pastoral do Dizimo na comunidade? O atendimento diferenciado para cada dizimista, além do cuidado constante para o acolhimento dessas pessoas.

Atualmente, a comunidade desenvolve o programa Dizimista Mirim, como foi a aceitação a este trabalho e qual é o balanço de momento? O Dizimista Mirim teve início na catequese com o trabalho de conscientização feito pelas catequistas. Hoje temos cerca de 15 dizimistas mirins, sabendo que nossa intenção não é o dinheiro deles, mas sim o acolhimento das crianças na secretaria, pois conscientizada ela será o dizimista do futuro, Esse trabalho foi muito bem aceito pelos pais.

Como tem sido a motivação das demais pastorais? Temos uma agente, a dona Marlene Marta, que vai às pastorais no dia das reuniões e fala sobre o dízimo. Além de apontar que o dízimo deve ser um critério de vida também para os agentes pastorais, ela colabora com o entendimento do grupo acerca das dúvidas sobre o dízimo.

 

Ademir Geraldo
Coordenador da Comunidade Nossa Senhora da Paz

Qual é a colaboração da coordenação comunitária para o bom andamento da Pastoral do Dízimo? É o apoio, o estar juntos, garantindo material, palavras de incentivo e condições para que as pessoas da pastoral do dízimo caminhem e desenvolvam este importante serviço à comunidade.

Como é o diálogo  com assembleia sobre a importância do Dizimo? Tem sido bem tranquilo, pois já vem sendo feito há mais de cinco anos. A comunidade recebe bem as orientações e as propostas que são colocadas para ela. O trabalho das coordenações é bem afinado, pois juntamente com os agentes da pastoral, a coordenação comunitária consegue boa recepção e atenção da assembleia.

Vanusa Alves
Nova integrante da Pastoral do Dizimo da Comunidade Nossa Senhora da Penha

Qual é a sensação ao participar da assembleia da Pastoral do Dízimo? Participar de uma atividade como esta traz novos conhecimentos. Espero muito aprendizado neste encontro, para que ao retornar para minha comunidade, possamos garantir uma ação pastoral mais eficaz.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s