Amar, Servir e Cuidar! Verbos da Quinta-feira Santa na Paróquia Santíssima Trindade

“Comei, tomai, é meu corpo e meu sangue que dou
vivei no amor, eu vou preparar a ceia na Casa do Pai”

Em festa por poder celebrar o sacramento do Amor e da Unidade, fieis da Paróquia Santíssima Trindade se reuniram nas comunidades para viver a Quinta-feira Santa (2/4), na Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Na abertura do Tríduo Pascal, como gesto de quem acompanha o Senhor no Horto das Oliveiras, as igrejas promoveram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Foi em uma noite de quinta-feira que o Senhor Jesus se reuniu com os seus discípulos e amigos, e tendo tomado pão e vinho, transformou aquela realidade”, recordou padre Roberto Albuquerque, sj, ao iniciar a celebração da comunidade Nossa Senhora da Penha.

Para o sacerdote, ao realizar a ceia e dizer ‘fazei isso em memória de mim’, além de instituir a Eucaristia, Jesus credencia aqueles que dariam continuidade ao gesto feito por ele na última ceia – os sacerdotes.  Com o ministério sacerdotal, os fieis revivem diariamente as maravilhas da transformação do pão e o vinho no Corpo e Sangue do Senhor.

LAVA-PÉS

Na Quinta-feira Santa, as comunidades revivem outro significativo gesto de Jesus. Além de deixar-se como alimento para todos os que nele acreditam, o Cristo ensinou que o serviço é a lógica do Reino de Deus. Ao lavar os pés dos discípulos, ele nos convida a uma real conversão à caridade, na qual, a existência humana se faz completa quando o amor se transforma em ação libertadora para o outro e a outra.

TRANSLADO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Após a partilha do pão, a comunhão da comunidade, o Santíssimo Sacramento é retirado da igreja e depositado em uma capela devidamente preparada para que os fieis pudessem acompanhar, em vigília e oração, os passos seguintes da paixão do Senhor. As igrejas então, com a retirada do Cristo do Tabernáculo, desnudam o altar, mantêm as imagens cobertas e buscam viver um tempo de cuidado e contato com o Senhor que se doou-se na cruz pela remissão dos pecados do mundo.

Confira como cada comunidade reviveu os gestos dessa quinta-feira Santa.

Bom Jesus e Santo Alberto Hurtado

Presidida pelo padre Jackson,sj, a celebração reuniu dezenas de fieis das comunidades Bom Jesus e Santo Alberto Hurtado. O lava-pés contou com a participação  dos agentes pastorais das igrejas do Belo Vale e Castanheiras.

Nossa Senhora da Guia e Sagrada Família

As mulheres tiveram seus pés lavados pelo padre Elton Vitoriano,sj, que nessa Semana Santa acompanhou a comunidade de Nossa Senhora da Guia. O Santíssimo Sacramento foi depositado em um altar preparado no Salão Comunitário.

Nossa Senhora da Paz

Os ministros da Eucaristia da comunidade Nossa Senhora da Paz estavam todos no altar da igreja durante a missa da Quinta-feira Santa. Doze deles tiveram os pés lavados pelo padre Mieczyslaw Smyda,sj, Superior da Plataforma Apostólica Leste, da Companhia de Jesus no Brasil.

Nossa Senhora da Penha

Entre pedreiros e cozinheiras, cobradores de coletivos e carteiros, além de outros profissionais, o gesto do lava-pés da comunidade Nossa Senhora da Penha foi uma maneira encontrada para homenagear pessoas que ganham o pão de cada dia, no serviço diário de atendimento a outras pessoas. Presidida pelo padre Roberto Albuquerque,sj, a celebração continuou com o translado do Santíssimo para o espaço preparado no Salão Pastoral da comunidade.

Santo Inácio

O respeito às pessoas idosas e toda sua história de vida foi experimentado no Lava-Pés da comunidade Santo Inácio de Loyola. O padre Edson de Lima, sj, esteve com a comunidade durante a Semana Santa desse ano.

São Jose de Anchieta e São José

As comunidades do bairro Nova Esperança foram acompanhadas pelos padres Alvaro Negromonte,sj, reitor da FAJE, e Donizetti Tadeu,sj, pároco da Santíssima Trindade.

Acesse a página da Paróquia Santíssima Trindade no Facebook e veja outras fotos da Quinta-feira Santa. CLIQUE AQUI.

PS.: Colaboraram com esta nota: Marcelo Barbosa, Pe. Roberto Albuquerque, Jessy Joy, Douglas Santos, Carla Barbosa, Clayton Henrique, Ademir Geraldo, Rodrigo Bernardo, Hilda Pacheco, Julia Graciele.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s