Um dos primeiros pedidos do padre Donizetti Tadeu, sj, às lideranças juvenis da Paróquia Santíssima Trindade, referia-se ao desejo de que esta faixa etária, importante à vida da igreja e da comunidade, assumisse uma postura mais missionária. A resposta ao novo pároco veio com a sugestão da realização de uma Missão no Domingo de Páscoa. A comissão criada para a organização do planejamento das atividades para jovens propôs que ao invés de subir à Serra da Piedade, como de costume, a juventude poderia realizar uma ação missionária na região da Vila das Antenas.
A proposta consolidou-se e a atividade será realizada amanhã, domingo de Páscoa (5/4). Os jovens irão concentrar na Igreja Nossa Senhora da Penha, a partir das 7 horas, onde terão café da manhã e um encontro de oração e breve formação missionária, conduzida pelo padre Roberto Albuquerque. Às 9 horas, os jovens serão destinados, dois a dois, para a região na divisa entre os bairros Palmital e Cristina.
Batizados na noite deste sábado (4/4), durante a Vigília Pascal, os neófitos irão participar desta experiência missionária. Durante o retiro dos catecúmenos, ocorrida nesta manhã na Igreja de Santo Inácio, o padre Donizetti fez o convite para que a primeira ação dos novos cristãos fosse realizada junto a juventude da Paróquia Santíssima Trindade. “Amanhã vocês irão acordar diferentes, vocês serão parte do corpo de Cristo, batizados e batizadas com o compromisso de anunciá-lo a toda criatura”, convidou o pároco.
A missão
Somos chamados a meditar com as famílias não só em suas dores, mas também em seus momentos de graça. Nossa juventude atende ao convite do Santo Padre, o papa Francisco, e em missão, vai às ruas “Sem medo, para Servir”. A Páscoa do Cristo é também a nossa Páscoa. Sua Ressurreição é a nossa alegria. O anúncio dela é nosso dever cristão. Vamos hoje às fronteiras de nossas comunidades: a vila das Antenas será o Caminho no qual iremos reconhecer o Cristo Ressuscitado, assim como fizeram os discípulos de Emaús.
Os missionários não partem por iniciativa própria, ao contrario, são mandados por Deus, para com docilidade promover o anúncio do Reino de Deus, revelado em Jesus Cristo. Ao anunciá-lo, o missionário combina esse feito à ação de, como os apóstolos, repetir não só a mensagem do Mestre, mas também as suas obras. Todos nós somos chamados a realizar gestos concretos de libertação:
Rezar pelos doentes
Dialogar com as necessidades da família
Falar da vida da comunidade de fé
Convidar para a vivência da fé em família e na igreja