Com devoção e alegria, fiéis fazem memória da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém

Hosana, Hosana ao filho de Davi. Com estas palavras e uma disposição gostosa de se ver, os fiéis que lotaram as igrejas da Paróquia Santíssima Trindade nesse domingo (29/3), deram início à jornada da paixão, morte e ressurreição de Jesus, anualmente recordada na Semana Santa. Além de movimentar as comunidades, as missas e procissões do Domingo de Ramos deram o sinal de que os cristãos estão prontos para viver a Páscoa.

O Domingo de Ramos é a recordação da entrada vitoriosa de Jesus em Jerusalém. “Mesmo sabendo que as forças políticas e religiosas daquele tempo tramavam contra sua vida, ele não teve medo de ir ao encontro de seu povo”, destacou o pároco da Santíssima Trindade, padre Donizetti Tadeu, sj, durante a celebração na comunidade de Nossa Senhora da Penha (Palmital B).

Ao celebrar com a comunidade Santo Inácio (Cristina C), o padre Elton Vitoriano, sj, recordou que Jesus é recebido não como um rei poderoso, mas como um rei que é da paz, do amor e da compreensão. “Acredito que devemos começar a semana santa pensando na paz, no amor e na concórdia, que é fazer aquilo que Jesus fez no final das contas. Esse é o nosso caminho para esta semana”, disse Elton.

Vejamos como cada comunidade celebrou o Domingo de Ramos:

Nossa Senhora da Paz

Vestidos com as roupas da época de Jesus e acompanhados por um pequeno pônei, jovens e crianças da comunidade Nossa Senhora da Paz recordaram o caminho percorrido por Jesus nas vielas de Jerusalém. Presidida pelo padre Roberto Albuquerque, sj, a missa foi precedida pela benção dos ramos na Praça da Juventude e procissão até a igreja.

Bom Jesus e Santo Alberto Hurtado

A procissão de ramos saiu da comunidade Bom Jesus (Belo Vale) com destino à capela da comunidade Santo Alberto Hurtado (Castanheiras). Na caminhada, as pessoas cantavam e louvavam ao Cristo Jesus. A missa presidida pelo padre Jacson, sj, fez com que toda a comunidade refletisse sobre a postura do cristão diante das situações de violência, tão presentes em nosso tempo. Ele recordou que devemos ser pessoas mais compreensivas com o próximo.

São José de Anchieta

A celebração da comunidade Anchieta (Nova Esperança) teve início na igreja Nova, que já conta com vidros e parte do reboco. A benção dos ramos foi lá realizada, seguida da procissão até a igreja da rua Cinco de Setembro.

Santo Inácio

Pelo terceiro ano, a aproximação da comunidade de Santo Inácio com os demais espaços públicos do bairro, fez com que a benção dos ramos ocorresse em frente à Escola Estadual Raul Teixeira da Costa. Os fieis participaram de uma bonita caminhada de volta à igreja, onde o padre Elton Vitoriano, presidiu a celebração.

Nossa Senhora da Guia

A comunidade de Nossa Senhora da Guia (Palmital A) fez a opção de reunir o povo de Deus apenas na celebração da noite, cancelando a missa da manhã. A benção dos ramos ocorreu no Centro Cultural Calazans, e foi seguida da procissão até a igreja. Tradicionalmente alegre, a igreja celebrou com alegria o Domingo de Ramos.

Nossa Senhora da Penha

Os fiéis da comunidade Nossa Senhora da Penha (Palmital B) se reuniram na praça do Padre, e após participar da benção dos ramos, saíram em procissão pelas ruas do Setor 6, de volta à igreja. As celebrações do domingo de ramos na Igreja da Penha reuniram cerca de mil pessoas neste domingo. Nos dois horários de missa, muitos fieis firam do lado de fora da igreja.

Leia a homilia do padre Donizetti por ocasião do Domingo de Ramos. Clique aqui.

PASCOM PARSANTRI
Colaboraram com o texto: Rodrigo Bernardo, Julia Graciele e Marcelo Barbosa
Fotografias: Pe. Roberto Albuquerque, Clayton Henrique, Rodrigo Bernardo, Marcia Regina e Marcelo Barbosa

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s