Rede Social promove reunião e delibera sobre rodas de conversa, Move e Conferência da Criança e Adolescente

20150321_171909Na tarde do último sábado (21/3), integrantes da Rede Social da Paróquia Santíssima Trindade se reuniram para dialogar acerca das próximas atividades. O encontro teve a participação de dois visitantes, o jovem morador do bairro Palmital A, Mateus, e do estudante jesuíta, Lucas, recém chegado à capital mineira para os estudos na FAJE. Entre os assuntos que mereceram destaque na reunião, além do planejamento das atividades, a divulgação da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Audiência Pública sobre o Sistema de Transporte Metropolitano BRT-MOVE.

Campanha da Arquidiocese pela Economia de Água

A reunião teve início com uma reflexão acerca do Dia Mundial da Água, celebrado no domingo (22/3). A coordenadora da Rede Social, Maria de Fátima, logo convidou os agentes a repensar os modos de consumo e também para a promoção da cultura da economia desse bem fundamental para a existência humana. De acordo com as deliberações, a Pastoral da Comunicação, em sintonia com a Arquidiocese de Belo Horizonte, buscará promover as ações da campanha “Pela Vida: economize água, cuide do meio ambiente”.

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

É da postura da prefeitura não promover uma ampla campanha para a divulgação dos espaços consultivos e deliberativos como as audiências públicas e conferências municipais. Os integrantes da rede foram surpreendidos com a informação de que a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será a realizada na próxima sexta-feira (27/3), das 8 às 18 horas, no Auditório da Prefeitura, no bairro Frimisa. A ação da rede será concentrada na divulgação da atividade junto aos movimentos, pastorais e trabalhos sociais voltados para a criança e ao adolescente que estão instalados na área territorial da paróquia.

Audiência Pública do Sistema BRT-MOVE Metropolitano

As discussões sobre o sistema de transporte que hoje atende ao município de Santa Luzia perpassaram por três momentos nos quais a Rede Social Paroquial esteve presente. Iniciou na Plenária do Mandato da Vereadora Suzane Duarte, no dia 22/2, quando a deputada estadual Marilia Campos atendeu ao pedido da população ali reunida. Prosseguiu durante o encontro de Cidadãos em Ação, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas de Santa Luzia, a OSLUZ, no dia 7/3. E finalmente, no dia 19/3, na Audiência Pública convocada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com a vereadora Suzane, a audiência possibilitou à população a percepção da real situação do transporte. No encontro, o secretário de obras do Governo de Minas, Murilo Valadares afirmou que para este ano está descartada a conclusão das obras do Terminal São Benedito, no entanto a SETOP ficou de buscar alternativas para amenizar o caos instaurado pela execução do sistema de transporte sem a devida participação da sociedade no processo anterior ao início de seu funcionamento. Uma nova audiência será marcada no prazo de 40 dias para a verificação das proposições tiradas na audiência.

Ainda sobre o Move, foi sugerido a criação de intervenções e uma campanha para a humanização das pessoas que esperam para o embarque nos ônibus. Com a dificuldade de embarque e a oferta de poucos lugares para acomodar os passageiros, as pessoas tem se tornado verdadeiros guerreiros em ordem de batalha nas estações, seja no São Benedito ou na Santos Dummont. O grupo ficou de pensar uma campanha com orientações e sugestões de gestos de cidadania e gentileza urbana para que o convívio entre as pessoas seja pautado pela solidariedade, paz e alegria, mesmo diante de tantos problemas. A proposta ainda prevê a indicação dos canais de comunicação para reclamação, sugestões e outras informações para os gestores do transporte na cidade.

Rodas de Conversa

Os meses de abril e maio serão marcados pela realização das rodas de conversa da Rede Social Paroquial. Os encontros terão duração média de duas horas e serão realizados em todas as comunidades da Paróquia Santíssima Trindade. “A primeira série de atividades será voltada para a escuta dos participantes” afirmou Maria de Fatima ao recordar que nos encontros, os participantes irão falar sobre as questões que consideram mais pertinentes à localidade em que moram. Já no segundo encontro, haverá a possibilidade de se aprofundar nas questões elencadas como prioridades. Confira o cronograma das primeiras rodas de conversa:

  • 08/04/2015 às 20h00 – Igreja Santo Inácio de Loyola (Rua Vicente Lovalho, 807 – Cristina C)
  • 15/04/2015 às 20h00 – Igreja Nossa Senhora da Paz (Avenida Antônio de Pinho Tavares, 397 – Cristina B)
  • 17/04/2015 às 20h00 – Igreja Nossa Senhora da Guia (Rua Perfecta Sieiro Limeres, 177 – Palmital A
  • 19/04/2015 às 15h00 – Igreja São José de Anchieta (Rua Cinco de Setembro, 25 – Nova Esperança)
  • 22/04/2015 às 20h00 – Igreja Bom Jesus do Belo Vale (Avenida Adair de Souza, 590 – Belo Vale)
  • 28/04/2015 às 20h00 – Igreja Sagrada Família (Rua Sideral, s/n – Três Corações)
  • 07/05/2015 às 20h00 – Igreja Nossa Senhora da Penha (Avenida Iolanda Teixeira da Costa, 1.606 – Palmital

A próxima reunião da Rede Social Paroquial será realizada no dia 11 de abril, às 15 horas, na Secretaria Paroquial.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s