Conversa com novo pároco é pautada pela necessidade de comunhão, participação e disponibilidade para a missão

Juventude pretende favorecer a unidade em 2015

Marcado pela realização de um primeiro encontro das lideranças jovens da Paróquia Santíssima Trindade com seu novo pároco, o padre Donizetti Tadeu, o último sábado (24/1) poderá ser recordado como o dia em que a unidade e a comunhão entra na pauta de discussão de grupos de jovens vinculados ou à Pastoral da Juventude ou aos Ministérios Jovens da RCC.

DSCF5656A presença de representantes de quase todas as comunidades, revela o interesse por parte das jovens lideranças em participar de um rosto jovem, que vá além de apenas uma identificação de grupo. ‘Seja Art Jovem, Jovens da Paz, Anchieta ou Bonde do BV, Ministério da Guia, da Penha ou do Santo Inácio, seja qual for o grupo, o que buscamos é a sempre presente unidade na diversidade de tantos talentos jovens”, destacou Marcelo Barbosa.

Como um alerta, padre Donizetti apresentou sua proposta de trabalho e outras considerações aos 17 jovens participantes da reunião. “Pela primeira vez aparecem os jovens da paróquia para comigo conversar. Depois de tantos idosos, finalmente vocês apareceram”, brincou ele ao dar início à sua fala. Fala essa, que reafirma a continuidade aos processos já vividos pela paróquia, mas que tem o desejo de avançar no que for possível.

Destaque às necessidades de evangelização na Paróquia foram apresentados pelos jovens…

O encontro na secretaria paroquial reunia pessoas jovens, mas com vasta experiência de vida e pastoral. De linhas as vezes distintas, agora com o discurso de unidade e comunhão. “Não existe um só trabalho e é preciso viver um tempo de portas abertas para o outro e o seu trabalho”, afirmou Christian Charles, do Ministério Jovem da comunidade Santo Inácio.

Para vencer as dificuldades de adesão a um projeto paroquial, Amanda Carla, dos Jovens da Paz, ponderou ser preciso oferecer mais oportunidades de vivência bíblica à juventude. “Além das atividades que fazem brotar jovens nas comunidades, precisamos apresentar Jesus Cristo e seu projeto para aqueles que ainda o conhecem de forma limitada”, disse.

Já para Ludmila Suellen, do Bonde do BV, é preciso criar espaço para a convivência dos estilos de vida e oração tão diferenciados. “Sou fiel ao modo inaciano de rezar, mas as vezes, gostaria de experimentar do louvor oferecido pelos ministérios jovens”. Ludmila também considerou importante o volume de jovens nas atividades. “Quando fazemos qualquer atividade, e ao perceber a presença apenas de um ou outro das comunidades, isso é desmotivador”.

Ao representar o Instituto Tucum, constituído por diversos ex-integrantes da Pastoral da Juventude da Paróquia Santíssima Trindade, Fabiana Luiza afirmou que o cuidado para com a formação das lideranças e dos grupos de jovens é uma questão essencial. “Ao participar de encontros de formação, temos condições de ampliar o horizonte para a vida e otimizar o repertório de intervenções que podem ser feitas no dia-a-dia do grupo”.

… e pelo pároco.

Após ouvir a apresentação de cada jovem e a qual grupo pertenciam, o pároco da Santíssima Trindade destacou a beleza da juventude pela sua força, disponibilidade e, principalmente, pela sua ousadia. Declarou que a Paróquia está aberta às ideias e fez um convite para que juventude caminhe lado a lado da Rede Social Paroquial, criando vínculos com as comunidades e também com as causas defendidas pela Igreja.

“Quando observo o entorno do local em que estamos percebo que há muito chão inexplorado, e para que sejamos a Igreja em Saída, como nos pede o papa Francisco, que vai ao encontro do outro, é preciso contar com o trabalho das juventudes”, destacou Donizetti. É preciso contar com o trabalho das juventudes.

Contra o discurso da “falta de jovens nas comunidades”, Donizetti alertou ser preciso que as lideranças trabalhem para uma ampliada participação dos jovens nas atividades da paróquia, nas quais o convite e a presença entusiasmada contribuam para que outros jovens ouçam o convite do Cristo Jesus: “Segue-me!”.

O que fazer? Como ser igreja Jovem, que caminha lado a lado com o outro?

Roberto Bispo, catequista de Crisma na comunidade Santo Inácio, contribuiu com o debate trazendo ao horizonte do grupo presente na reunião, a necessidade de entender a dinâmica dos jovens que, por qualquer motivação, se faz presente nas comunidades da Paróquia Santíssima Trindade.

“O que eles querem?”, “Qual é a consciência e a experiência de Deus que eles fazem?”. Com perguntas assim, Roberto destacou a importância da ação da liderança jovem ao partilhar suas experiências de fé, comunitárias e sociais para esses jovens que talvez estão envoltos por um vazio que limita sua adesão ao projeto de Jesus Cristo.

“Para que conheçamos uns aos outros é preciso que haja convivência. Sair do quadrado no qual estamos alojados”, destacou Marcelo, ao reiterar as palavras de Roberto,  que fazem um convite para um processo de acompanhamento mais incisivo junto aos jovens. É preciso ouvir e entendê-los. Depois, lançar a rede e ir entrando na vida do jovem aos poucos. Naquilo que ele revela, temos a capacidade de oferecer um caminho junto à comunidade de fé.

Três grupos de trabalho foram criados para projetar as atividades com juventude em 2015. O primeiro grupo atuará na promoção do diálogo com a Área de Catequese, para ampliação dos vínculos com os grupos de Crisma e Perseverança. Já o segundo e o terceiro conjunto de jovens irão trabalhar na organização de atividades de formação, oração, missão e lazer, além de promover, conforme deliberação da Assembleia Paroquial de 2014, a Semana da Juventude, entre os dias 25 de julho e 02 de agosto.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s