Padre Donizetti Tadeu é empossado como pároco da Paróquia Santíssima Trindade

Posse padre DonizettiEm uma noite marcada pela simbolismo litúrgico do Advento, que nos chama a uma postura de constante espera pelo Senhor da Vida, a Paróquia Santíssima Trindade celebrou eucaristia, na qual foi empossado como seu novo pároco, o padre Donizetti Tadeu Venâncio, jesuíta, nascido em 1956, com mais de 25 anos de vida religiosa na Companhia de Jesus e ampla experiência na condução dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Reunidos na igreja de Nossa Senhora da Paz, nessa quinta-feira (18/12), centenas de fieis, além de agentes e coordenadores de comunidades e pastorais puderam participar da celebração presidida por Dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, em que está inserida a Paróquia Santíssima Trindade.

Além do novo pároco, co-celebraram a Eucaristia, o padre José dos Passos, o padre Igor Batista, da paróquia São João Batista (Ponte) e o padre Vicente Menezes, vigário forâneo e administrador da Paróquia bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida (Kennedy).

Três palavras

Posse Donizetti 02Em seu diálogo com a assembleia ali reunida, padre Donizetti repetiu o discurso feito em sua primeira reunião à frente do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). O pároco atentou que o trabalho a ser desenvolvido não será reinventado, pois dará continuidade ao belo serviço pastoral iniciado e vivenciado pelo seu antecessor, padre José dos Passos.

Além da continuidade, Donizetti afirmou que busca contar com a cooperação de todos os fieis, agentes e coordenadores de pastorais e comunidades para bem viver a terceira palavra que motivará seu ministério: avançar! “O lema da Paróquia Santíssima  Trindade é avançar para águas mais profundas, e assim, com a ajuda de todos e todas, vamos seguir em frente”, afirmou.

Simplicidade litúrgica e participação atenta dos fieis aos símbolos da posse do novo pároco

Em um clima de profunda oração, com simplicidade em todos os gestos, os fieis acompanharam atentamente o rito de posse do padre Donizetti. Antes de dar início à celebração, dom Wilson conduziu o momento no qual o novo pároco da Paróquia Santíssima Trindade renovou suas promessas batismais, além de ter professado a fé na Trindade Santa e prestado juramento de fidelidade à Igreja, na condução do rebanho do Senhor.

10389334_747522941998350_3231447099925056447_nLogo após a Liturgia da Palavra, o bispo auxiliar prosseguiu com o rito de posse, com as preces próprias e respondidas apenas pelo novo pároco eleito. Neste momento, padre Donizetti confirmou ser um fiel cooperador da ordem episcopal, com a tarefa de apascentar o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo.

Na formula lida, o padre também prometeu celebrar com devoção e fidelidade os sacramentos para o louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja, além de unir-se ao Cristo pela salvação de todos. A vivência, com dignidade e sabedoria, do ministério da palavra, para o anúncio do Santo Evangelho e da fé católica também foram reafirmadas pelo novo pároco.

Decreto de Posse

De acordo com o Decreto de Provisão de pároco, assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, padre Donizetti Tadeu exercerá o trabalho de pastor próprio da Paróquia Santíssima Trindade, com o múnus de ensinar, santificar e governar com a cooperação dos fieis leigos, até a data de 20 de outubro de 2020. Nomeado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o sacerdote inicia oficialmente seu mandato à frente da rede de comunidades nesta data, 18 de dezembro de 2014.

Confira as homenagens feitas ao padre José dos Passos, que se despede hoje, sexta-feira (19/12), da Paróquia Santíssima Trindade e da cidade de Santa Luzia (MG), e segue para sua nova missão na Paróquia Santo Antônio de Iconha, no Espírito Santo.

1 comentário Adicione o seu

  1. Margarida Maria Gonçalves Gomes disse:

    Parabéns pelo dia do Padre… quando o senhor vai aparecer em Paraisópolis? Sua benção!.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s