Paróquia Santíssima Trindade promoveu lançamento da Frente em Defesa da Educação Infantil em Santa Luzia

“A semente que plantamos aqui hoje é a nossa solidariedade com todas as mães e pais
cujo suas crianças não têm creche e nem pré-escola”. (Padre José dos Passos)

Com o sonho de ver a unidade de educação infantil do setor 7, no bairro Palmital, em funcionamento, além das outras cinco espalhadas pela cidade, cerca 80 pessoas participaram do ato público de lançamento da Frente em Defesa da Educação Infantil em Santa Luzia. A ação, promovida pela Paróquia Santíssima Trindade na manhã do último sábado (11/10), teve como objetivo chamar a atenção da população luziense para o envolvimento na busca por educação de qualidade e gratuita para crianças de 0 a 5 anos.

DSCF3259A discussão sobre a educação infantil ganhou mais visibilidade com a realização do Fórum de Debates da Semana Social 2014 (26 a30 de agosto), quando a questão foi percebida, em números, a partir de dados do IBGE e do MEC/Mapa ExpC apresentados pelo analista de políticas públicas, Antonioni Afonso.

Com uma população de 11.495 crianças com idade de 0 a 3 anos e apenas 714 vagas em creches, o déficit de atendimento para essa parcela da população é de 87,6%, ou seja, a cada 100 crianças nesta faixa etária, 87 delas não têm garantido pelo poder público, o direito a unidades de convivência e ensino, as creches. Para a parcela de crianças com idades entre 4 e 5 anos (cerca de 6 mil), o atendimento de pré-escola é negado para 80% desse público. Traduzindo, são quase 5 mil crianças fora das salas de aula de pré escolar.

De acordo com o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre José dos Passos, em 2016 entrará em vigor a lei que exige que todas as prefeituras deem escola infantil para todas as crianças. “Se a gente não cobrar agora, em 2016, esse direito não estará garantido, porque todo politico só funciona na pressão. Se a gente não fizer pressão, as coisas não andam”, destacou o sacerdote, ao informar o porquê de a sua paróquia lançar a Frente em Defesa da Educação Infantil em Santa Luzia.

Caminhada e abraço no terreno da creche no setor 7

Programado para acontecer a partir das 9 horas da manhã do último sábado (11/10), o lançamento da Frente em Defesa da Educação Infantil, teve início com a concentração dos participantes em frente à igreja de Nossa Senhora da Guia, prosseguindo com a caminhada até o terreno em que vem sendo construída uma das seis creches da prefeitura de Santa Luzia e que teve as obras suspensas pelo prefeito.

DSCF4010“A creche já deveria ter sido entregue à população e até hoje nada”, disse a ministra da eucaristia da comunidade católica do Setor 7, Maria Aparecida, que complementou. “Pedimos uma posição do prefeito Calixto, queremos saber do por que dessa obra ainda não ter sido finalizada”, cobrou.

No percurso da caminhada, os participantes entregavam aos moradores e transeuntes cópias da Carta Aberta à População com as diretrizes da Frente em Defesa da Educação Infantil em Santa Luzia, um movimento interinstitucional, suprapartidário, aberto ao debate público e democrático, na defesa do direito constitucional à educação da criança de 0 a 5 anos. Além dessas definições, a carta apresenta quatro bandeiras defendidas por esse coletivo:

• Agilidade por parte da Prefeitura Municipal no término das obras das escolas de educação infantil iniciadas em 2012 e seu rápido funcionamento.
• Finalização por parte da Prefeitura Municipal das propostas para recebimento de recursos para a construção das outras 09 escolas de educação infantil que estão em aberto no Ministério da Educação.
• Apresentação de um planejamento pela Prefeitura Municipal para a implementação progressiva até 2016 da educação infantil em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos, como previsto no art. 6º da Emenda Constitucional nº 59 de 2009.
• Fortalecimento da rede conveniada de educação infantil.

Confira, no vídeo, o teor completo da Carta Aberta.

 

Galeria de fotos do evento:

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s