Paróquia Santíssima Trindade promove ação na manhã deste sábado em defesa da Educação Infantil em Santa Luzia

Grandes problemas experimentados pelas famílias da região dos bairros Palmital e Cristina estão diretamente relacionados à falta de investimentos, seja em infraestrutura, saúde, segurança ou oportunidades de lazer e emprego, mas o que mais tem chamado a atenção é a falta de cuidado para com a Educação das crianças e dos adolescentes luzienses. Para dar uma resposta a esse ‘descuido’ presente na mente dos nossos governantes, a Paróquia Santíssima Trindade lança, neste sábado (11/10), véspera do Dia das Crianças, a FRENTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA LUZIA.

Politica-de-Educação-Infantil-é-tema-de-encontro-em-Teresina-PIOs motivos para a criação da Frente em Defesa da Educação Infantil em Santa Luzia são diversos, contudo a falta de zelo com a educação de crianças, principalmente daquelas de 0 a 5 anos, tem repercutido de modo preocupante entre as pastorais e as entidades que constituem o Apostolado Social da paróquia. A oferta de vagas gratuitas ao público dessa faixa etária é irrisório.

Ação Pública para que a sociedade veja o tamanho do problema

Para que a população entenda a dimensão da situação, o Apostolado Social da Paróquia Santíssima Trindade, em parceria com entidades sociais e pastorais, decidiu realizar o lançamento da Frente em Defesa da Educação Infantil com uma caminhada em direção à uma das seis creches (unidades de educação infantil conveniadas com o Governo Federal em 2011) que já deveriam estar prontas, mas que está com as obras paralisadas e teve diversos itens saqueados e depredados.

A caminhada terá início às 9 horas, na manhã do próximo sábado (11/10), em frente à Igreja Nossa Senhora da Guia, no Palmital A, também conhecido como Setor 7. A caminhada será realizada em direção à Creche, localizada ao lado da Escola Municipal Edwar Lima, no mesmo setor.

Unidade de educação infantil localizada no Setor 7, no Palmital. Foto (Crédito): Jessy Joy / Pascom
Unidade de educação infantil localizada no Setor 7, no Palmital. Foto (Crédito): Jessy Joy / Pascom

O objetivo deste movimento é destacar junto à comunidade local a importância de se assumir a bandeira da educação de nossas crianças e chamar o olhar dos agentes governamentais do município para a situação em que vivem as famílias que necessitam de unidades e por uma educação de qualidade e gratuita aos seus filhos e filhas.

Números da educação infantil em Santa Luzia

Com uma população de 11.495 crianças com idade de 0 a 3 anos e apenas 714 vagas em creches, o déficit de atendimento para essa parcela da população é de 87,6%, ou seja, a cada 100 crianças nesta faixa etária, 87 delas não têm garantido pelo poder público, o direito a unidades de convivência e ensino, as creches. Para a parcela de crianças com idades entre 4 e 5 anos (cerca de 6 mil), o atendimento de pré-escola é negado para 80% desse público. Traduzindo, são quase 5 mil crianças fora das salas de aula de pré escolar. Os dados são do MEC/Mapa ExpC e do IBGE.

O descaso é tamanho, que para a educação de crianças de 0 a 3 anos, o município só oferece 16 vagas. As creches conveniadas, criadas e mantidas por organizações da sociedade civil, são responsáveis pelo atendimento quase em sua totalidade de todas as vagas oferecidas na cidade.

Lançamento da Frente em Defesa da Educação Infantil

Não esqueça, dia 11 de outubro, sábado, às 9 horas, em frente à Igreja Nossa Senhora da Guia, Rua Perfecta Sieiro Limeres, 177 – bairro Palmital A (Setor 7). Venha de camisa branca, com balões e apitos.

Confira o que almeja a Frente em Defesa da Educação Infantil em  Santa Luzia. Leia a Carta Aberta à População:

Carta Aberta

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s