Missa da Primeira Sexta-feira do Mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, também integra 30ª Festa da Penha

A comunidade de Nossa Senhora da Penha celebra, nesta sexta-feira (3/10), a missa votativa ao Sagrado Coração de Jesus. Conhecida como missa da primeira sexta-feira, a celebração reúne os integrantes do Apostolado da Oração e fieis que mantém devoção ao Coração de Jesus.

2014.10.03 _ Missa do Sagrado Coração de Jesus

A celebração integra o calendário de atividades da 30ª Festa de Nossa Senhora da Penha, que neste sábado (4/10) irá movimentar toda a comunidade, com o mutirão de limpeza a partir das 8 horas da manhã, e com a celebração eucarística às 19 horas.

Logo após a missa de sábado, haverá a Noite do Espaguete da Penha, com bons sabores e ótimas histórias das pessoas que ajudaram a edificar a comunidade que abriga a padroeira do Conjunto Habitacional Palmital.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção.

HerzJesu_mit_Droste_zu_Vischering_und_MMAForam três as aparições de Jesus: A primeira ocorreu em 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora”.

Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s