Comunidades atendem pedido do Papa Francisco e rezam pelo Sínodo convocado para dialogar com os desafios sobre a família

DSCF3509Marcado por uma intensa corrente de oração pelo sucesso do Sínodo, uma reunião de bispos, convocado pelo papa Francisco para dialogar sobre a família, o último domingo (28/9) foi vivenciado pelos fieis da Paróquia Santíssima Trindade como tempo de preces para que as famílias sejam autênticas igrejas domésticas onde se vive e se dá o testemunho do amor de Deus.

Além de pedir pelas famílias, as preces elevavam a Deus, um pedido de benção aos padres e bispos que irão participar da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, entre os dias 5 e 19 de outubro, no Vaticano, com o objetivo de dialogar sobre as questões que envolvem a família cristã.

Em todas as igrejas e em todas as missas, os fieis oraram pelas famílias conforme a recomendação da Santa Sé. Antes de a celebração começar, receberam uma folha com as preces do dia, e no momento oportuno, acompanharam todos juntos a leitura delas.

Os pedidos incluíam o desejo de que governos de nações sejam inspirados pelo Espírito Santo a promover projetos que valorizem a família como célula fundamental à sociedade. Também haviam pedidos para os cônjuges em dificuldade, pelas famílias que por causa do Evangelho são perseguidas, pelos avós, pelas crianças e jovens.

Comunidade Nossa Senhora da Penha

DSCF3543Na programação de sua 30ª Festa, a comunidade Nossa Senhora da Penha dedicou a manhã do último domingo (28/9), para celebrar com as pastorais Familiar e do Círculo Bíblico. Os agentes destes grupos receberam uma bênção de envio, dada pelo pároco, padre José dos Passos. Ao final da celebração, quatro casais que irão participar do Casamento Comunitário também receberam a benção sobre suas famílias.

Os fieis são convidados a continuar essa oração no decorrer do Sínodo, que terá início no próximo domingo (5/10). Confira abaixo, as preces que podem ser rezadas no decorrer da próxima semana.

II – ORAÇÃO UNIVERSAL

Irmãos e irmãs! Como família dos filhos de Deus e animados pela fé, elevemos as nossas súplicas ao Pai, a fim de que as nossas famílias, sustentadas pela graça de Cristo, se tornem autênticas igrejas domésticas onde se vive e se dá o testemunho do amor de Deus. Oremos e, juntos, digamos:

Senhor, abençoai e santificai as nossas famílias

Pelo Papa Francisco: que o Senhor, que o chamou a presidir à Igreja na caridade, o sustente no seu ministério ao serviço da unidade do Colégio episcopal e de todo o Povo de Deus, oremos:

Pelos Padres sinodais e pelos outros participantes na III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos: que o Espírito do Senhor ilumine as suas mentes, a fim de que a Igreja possa enfrentar os desafios sobre a família, em fidelidade ao desígnio de Deus, oremos:

Por aqueles que têm responsabilidades no governo das Nações: que o Espírito Santo inspire projetos que valorizem a família como célula fundamental da sociedade, segundo o desígnio divino e sustentem as famílias em situações difíceis, oremos:

Pelas famílias cristãs: que o Senhor, que pôs na comunhão esponsal o selo da sua presença, faça das nossas famílias cenáculos de oração, íntimas comunidades de vida e de amor, à imagem da Sagrada Família de Nazaré, oremos:

Pelos cônjuges em dificuldade: que o Senhor, rico em misericórdia, os acompanhe mediante a ação maternal da Igreja, com compreensão e paciência, no seu caminho de perdão e de reconciliação, oremos:

Pelas famílias que, por causa do Evangelho, devem deixar as suas terras: que o Senhor, que com Maria e José experimentou o exílio no Egito, os conforte com a sua graça e lhes abra caminhos de caridade fraternal e de solidariedade humana, oremos:

Pelos avós: que o Senhor, que foi recebido no Templo pelos Santos anciãos Simeão e Ana, os torne sábios colaboradores dos pais na transmissão da fé e na educação dos filhos, oremos:

Pelas crianças: que o Senhor da vida, que no seu ministério os acolheu, fazendo deles modelos para entrar no Reino dos Céus, suscite em todos o respeito pela vida nascente e inspire programas educativos em conformidade com a visão cristã da vida, oremos:

Pelos jovens: que o Senhor, que santificou as bodas de Caná, os leve a redescobrir a beleza da índole sagrada e inviolável da família no desígnio divino e sustente o caminho dos noivos que se preparam para o matrimônio, oremos:

Ó Deus, que não abandonais a obra das vossas mãos, escutai as nossas invocações:Enviai o Espírito do vosso Filho para iluminar a Igreja no início do caminho sinodal a fim de que, contemplando o esplendor do verdadeiro amor que resplandece na Sagrada Família de Nazaré, dela aprenda a liberdade e a obediência para enfrentar com audácia e misericórdia os desafios do mundo de hoje.

sinodo-dos-bispos-familia

3 comentários Adicione o seu

  1. juarez disse:

    sao decisoes que a igreja se rebata bem alto ,pra vivda com JESUS amem

  2. juarez disse:

    covidamos mais paroquias a estarem curtindo a evulucion da IGREJA TEMPLO que se move no mundo inteiro,a ponto de sermos percequido por outro lado das igrejas louvado seja o DEUS evangelista da missa do nosso pontife papa francisco amem

  3. juarez disse:

    temos ai uma data especial pra missa em toda paroquia proximo ao fim do ano lenbre -se contato paroquia santissima trindade palmital,divulque tambem sua paroquia ,e comunidade nossa senhora da penha

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s