Rede Social Paroquial avalia Semana Social e dá início ao planejamento de ações para 2015

Rede Social ParoquialApós a realização de sua principal atividade no ano, a Semana Social 2014, a Rede Social Paroquial voltou a se reunir na tarde do último sábado (27/9). Na pauta, a avaliação e os encaminhamentos do evento que reuniu lideranças pastorais, comunitárias e sociais em um debate sobre a cidade, as pessoas e as políticas públicas que devem garantir vida plena a todos os luzienses.

Para dar início à avaliação, Maria de Fátima fez memória do processo que a Paróquia Santíssima Trindade vem promovendo no campo social. “Desde a assembleia de 2013, temos reunido entidades e pastorais sociais no sentido de dar corpo a esta rede. A Semana Social foi mais uma ação que buscava apresentar este trabalho e chamar a população a movimentar-se diante de tantos problemas que enfrentamos diariamente”, afirmou.

DSCF3411A participação diversificada e numericamente expressiva foi apontada como uma das principais conquistas da edição 2014 da Semana Social. “Fruto de um intenso trabalho metodológico e de divulgação, a presença do público só reafirmou o nível acertado de organização e abordagem dos temas”, destacou a vereadora Suzane Duarte.

Já o pároco, padre José dos Passos ponderou sobre situações que o impactaram, e que podem ajudar na continuidade das ações da Rede Social. “É impactante perceber que para os agentes políticos a cidade se resume a uma rua histórica, mas nada comparado ao número de 92% da população de 0 a 5 anos que está fora da escola. Essa questão merece nossa atenção e ação”, afirmou.

“A Semana Social nos encoraja a preparar eventos que contem com maior mobilização dos fieis e dos cidadãos para uma real transformação da cidade”, destacou Wanderlay Balsamão, coordenador regional do Fé e Alegria, ao valorizar a experiência comunitária e cristã da Semana Social 2014.

Continuidade das ações da Rede Social Paroquial

O tema “Movimente-se! Conheça a cidade e as pessoas”, a Semana Social foi um convite para outras ações em prol da população luziense, prova disso é a participação já destaca nesta nota. “O povo participou da Semana Social com disposição própria, porque quis e devido aos temas, não podemos perder este clima”, ponderou o escolástico jesuíta, Felix Lopes.

Para que o incomodo provocado aos participantes diante de tantos números e situações absurdas vividas pelos luzienses, principalmente no que tange a saúde e a educação, os agentes da Rede Social dialogaram sobre a continuidade e a prioridade das ações para o último trimestre de 2014, além do planejamento para o ano seguinte.

As palavras que ditaram o ritmo da Semana Social – Sensibilizar, Mobilizar e Acessar – devem colaborar com a organização do calendário de ações da Rede Social para o ano de 2015, e também com as iniciativas voltadas para a promoção de um compromisso público com a saúde e da educação, principalmente, a infantil, no município de Santa Luzia. Uma comissão foi composta para dar corpo a estas atividades e ao planejamento.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) faz visita à Rede Social Paroquial

A convite do jesuíta Stivel Toloza, quatro integrantes da Comunidade de Vida Cristã (CVX) Agnus Dei participaram da reunião de setembro da Rede Social Paroquial. Além de viver a espiritualidade de Santo Inácio, as amigas Vanda, Inês, Maria e Inezita colaboram com entidades sociais e vieram conhecer um pouco da experiência da Paróquia Santíssima Trindade.

DSCF3412“A troca de informações e a percepção de um trabalho tão organizado nos encoraja a manter firme a esperança nas pessoas”, destacou Vanda, ao elogiar a Semana Social promovida pela paróquia. Ela sugeriu que o modelo de debates desenvolvido aqui, fosse apresentado para as outras paróquias da cidade, com o objetivo de ampliar os debates e a participação na luta por uma cidade melhor.

Além dos representantes da paróquia (Maria de Fatima, padre José dos Passos, Deralda Souza, irmã Estelita Sousa, Delcidia, Rosa Virginia e Marcelo) e da CVX Agnus Dei, também estiveram presentes: Sebastião Everton (Instituto Tucum), Felix e Stivel (Jesuítas), Suely Cesar (Conselheira Tutelar), Wanderlay (Fé e Alegria) e Suzane Duarte (Vereadora).

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s