Pastorais da igreja Nossa Senhora da Penha iniciam 30ª festa da comunidade sendo enviadas à missão e à vivência bíblica

Pastorais da Acolhida e Batismo recebem benção da comunidade e do pároco, padre José dos Passos.
Pastorais da Acolhida e Batismo recebem benção da comunidade e do pároco, padre José dos Passos.

A comunidade Nossa Senhora da Penha deu início às atividades da sua 30ª Festa com a participação de quatro pastorais nas missas do último domingo (7/9). As pastorais da Acolhida, Batismo, Liturgia e Ministros da Eucaristia foram as primeiras a ser consagrada a Maria e enviadas para a missão que vai acontecer em outubro, no Palmital.

Na missa das 7h30, agentes da Pastoral do Batismo dividiram sua participação na celebração, com pais, padrinhos e cinco crianças que recebiam a unção da primeira etapa do batismo, com a mensagem direcionada pelo padre José dos Passos, a elas e também à Pastoral da Acolhida.

Logo após a homilia, o pároco da Paróquia Santíssima Trindade reuniu em frente ao altar os integrantes das pastorais que atuam como porta de entrada das pessoas na igreja, seja preparando-as para o primeiro sacramento, ou com um gesto de paz e seja bem vindo a essa missa.

Missa da Noite reúne Liturgia e Ministros da Eucaristia.

Na missa da noite, foi a vez das pastorais da Liturgia e os Ministros da Palavra, Eucaristia e dos Enfermos.
Na missa da noite, foi a vez das pastorais da Liturgia e os Ministros da Palavra, Eucaristia e dos Enfermos.

Os fieis que participaram da missa das 19h30 na igreja Nossa Senhora da Penha puderam celebrar com os agentes pastorais do ministério da Liturgia e da Eucaristia, da Palavra e dos Enfermos. Cerca de 30 integrantes das duas pastorais, que servem ao culto, receberam das mãos do padre José dos Passos a benção e o envio para a missão que a comunidade prepara para o mês de outubro.

“Foi um momento bonito e de intensa oração”, destacou Adriano Alcântara, membro da pastoral da Liturgia, que teve suas palavras reafirmadas pelo ministro da Eucaristia, Edson Santos. “É benção de Deus fazer parte da comunidade, receber a oração de toda a Igreja nos fortalece para a sequência da caminhada”, disse.

Festa da Penha busca recordar tradição bíblica da comunidade.

Quando deu-se início à organização da 30ª Festa de Nossa Senhora da Penha, a liturgista Gircilene Silva ajudou coordenadores de pastorais a recordar da trajetória bíblica da comunidade.

Em muitas ocasiões, a comunidade se reunia para vivenciar o que a Palavra de Deus revelava para os moradores do bairro Palmital. “Eram muitos os grupos de Circulo Bíblico e a comunidade fazia caminhadas da Bíblia e ainda promovia a Escolinha da Fé”, recordou Gircilene, ao propor que a 30ª Festa também pudesse ser um tempo de escuta e partilha da Palavra de Deus em todas as pastorais da comunidade.

No mês da Bíblia, pastorais são convidadas a fortalecer as experiências de leitura e partilha da Palavra de Deus.
No mês da Bíblia, pastorais são convidadas a fortalecer as experiências de leitura e partilha da Palavra de Deus.

Para ajudar as pastorais a rezar com a Palavra de Deus, todas elas estão recebendo um pequeno material que busca leva-los a refletir sobre o papel do missionário. Após participar da celebração e do envio, as pastorais são convidadas a dialogar e refletir o Evangelho de Mateus 10, 1-16, o trecho no qual Jesus envia à missão os seus discípulos, mesmo processo que vivem as pastorais, na preparação da 30ª Festa de Nossa Senhora da Penha.

No próximo domingo (14/9), os integrantes das pastorais de catequese Infantil, Perseverança e Crisma estarão presentes na eucaristia da manhã. Já na missa da noite, os movimentos da Renovação, Apostolado da Oração e Legião de Maria são os convidados.

Confira abaixo, fotos do primeiro domingo de missas com as pastorais da comunidade Nossa Senhora da Penha.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s