Dias de oração e lazer para crismandos terão início neste domingo; jovens da Penha vão se encontrar em Itabirito

a samaritanaCom os dias de Oração e Lazer propostos pela Pastoral da Catequese de Crisma, crismandos da Paróquia Santíssima Trindade terão, nos próximos dias, a oportunidade de experimentar um pouco mais da espiritualidade inaciana. Inflamados pela passagem bíblica do encontro da Samaritana com Jesus, os jovens irão se retirar por um dia para se encontrar com o Senhor da Vida e se divertir com a comunidade dos que se preparam para receber um novo sacramento.

Cada comunidade terá um dia de encontro no Rancho Loyola, uma casa de retiros do Colégio Loyola de BH, em Itabirito. Já no próximo domingo (17/8) será a vez dos jovens da comunidade Nossa Senhora da Penha participar desse encontro. Na sequência, no dia 24/8, será a vez da comunidade Nossa Senhora da Paz. Os jovens das igrejas Nossa Senhora da Guia e São José de Anchieta irão para o encontro no dia 31 de agosto. Para fechar a série dos dias de oração e lazer, as comunidades Santo Inácio e Bom Jesus do Belo Vale irão para a casa de retiros no domingo, 7 de setembro.

Por ser uma atividade de oração e lazer, a coordenação da Pastoral da Catequese de Crisma orienta os jovens a observar horários, usar roupas confortáveis, além de sapatos baixos. É recomendado aos crismandos não levar aparelhos de telefonia móvel, pois caso seja necessário algum contato, os telefones dos organizadores dos encontros já foram disponibilizados para pais e responsáveis.

“Ao organizar a mochila, não se esqueça de sua bíblia, material para anotação, garrafinha para água, roupa de banho e muita disposição”, pondera Luciene Bernardes, coordenadora da Área de Catequese da Paróquia Santíssima Trindade, que também pediu aos jovens para não se atrasar para o embarque na porta da igreja, conforme a data do encontro de cada uma delas. O horário de saída está previsto para acontecer às 6 horas, com retorno programado para às 20 horas. Para colaborar com os custeios de alimentação e transporte, cada jovens deve contribuir com o valor de R$ 20. Caso tenha alguma dificuldade para custear esse valor, o jovem é orientado a conversar com a coordenação da Crisma na comunidade.

O encontro

Pautado pela espiritualidade inaciana, os Dias de Oração e Lazer são uma oportunidade para que os jovens se coloquem diante de Deus para uma real escuta do que Ele tem a falar. Com momentos de silêncio e oração, conduzida a partir da narrativa do encontro de Jesus com a Samaritana, o encontro permitirá uma busca da vontade de Deus na vida dos jovens que irão participar.

268635_245538815456805_6860222_nA espiritualidade inaciana está fundamentada na experiência da transformação interior, ou seja, do encontro íntimo e profundo do espírito humano (EU) com a iniciativa da AÇÃO do Espírito de Deus que transforma a vida continuadamente. “Santo Inácio estava também convencido de que a experiência de Deus, sem deixar de ser absolutamente gratuita, é oferecida a todos.  Por isso dava os EE a todos os que desejavam fazer essa experiência …” (Espiritualidade inaciana – Características e atualidade Álvaro Barreiro, SJ – Revista de Espiritualidade Inaciana, nº 56, junho 2004).

No período vespertino, a experiência comunitária da fé será celebrada com almoço e uma tarde de convivência e lazer. Os jovens poderão descansar e ou aproveitar a piscina e os espaços para prática esportiva no Rancho Loyola.

Informações adicionais podem ser encontradas com os coordenadores da Crisma em cada comunidade ou com a coordenação geral da Área de Catequese da Paróquia Santíssima Trindade.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s