Rede de Ação Social faz apelo aos agentes pastorais devido a situação da saúde pública em Santa Luzia

Com o objetivo de sensibilizar os agentes pastorais e fiéis que frequentam nossas comunidades de fé, a Rede Social da Paróquia Santíssima Trindade convida você a rezar e lutar pela dignidade de todos que sofrem pela falta de atendimento médico na cidade de Santa Luzia.

Desde o final do ano passado, a Rede de Ação Social da paróquia vem promovendo rodas de conversa com a população para conhecer os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e durante essas conversas, muitos problemas vem sendo relatados, principalmente aqueles que dizem respeito à falta de exames e consultas com médicos especializados, com cardiologistas, neurologistas e outros.

Mesmo em casos graves, em que as pessoas já se encontram bastantes fragilizadas, os pacientes são orientados a aguardar meses ou até anos por uma resposta, que em sua maioria não vem, fazendo com que elas acessem outros órgãos, como o Ministério Público para que seu direito à saúde seja garantido.

Infelizmente, essa procura não agiliza a solução do problema dos munícipes, pois os processos se arrastam por muito tempo. Na paróquia, acompanhamos pessoas que sofrem diariamente com esta situação “de grande desumanidade”, como resumiu a secretaria de Ação Social da paróquia, Maria de Fátima.

Reprodução
Reprodução

Esse sofrimento no qual as pessoas estão sendo expostas nos faz recordar dos valores do Evangelho, que chama a cada um de nós a não ficar inerte a esta situação, pois a proposta do Reino de Deus (cf.Lc 4,43) trata-se de amar a Deus, que reina no mundo, à medida que Ele conseguir reinar entre nós, na vida do irmão e da irmã que sofre.

Iluminados pela passagem bíblica no qual o escriba indaga Jesus, com a pergunta sobre “quem é o meu próximo?”, coloquem em suas orações, durante essa semana, as pessoas que sofrem pela falta de atendimento médico e nos ajude a conhecer esses casos, para que juntos possamos encontrar alternativas e cobrar atitudes reais dos nossos representantes que ocupam os espaços de decisão em nossa cidade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s